fazenda urbana da Mercedes Benz do Brasil

Mercedes-Benz do Brasil inaugura a primeira fazenda urbana numa fábrica no mundo

Na mesa, legumes frescos, 100% livres de pesticidas, colhidos no mesmo dia, ali mesmo, no quintal da fábrica. Uma novidade, pioneira fazenda urbana no mundo, uma parceria entre a Mercedes-Benz Brasil e a startup BeGreen. A iniciativa beneficia mais de 8.000 funcionários, bem como suas famílias, uma vez que a produção é vendida a um preço mais baixo e pode ser levada para casa.

fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil
Fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil

Segundo a empresa, é a primeira fazenda urbana do mundo instalada dentro de uma fábrica. A iniciativa de plantar hortaliças em um parque industrial dedicado à produção de caminhões e ônibus tem como principal objetivo fornecer alimentos de melhor qualidade aos funcionários. É a aplicação do conceito de “fazenda para mesa”, ou seja, da fazenda para a mesa com a origem dentro da casa.

Startup A BeGreen também opera uma fazenda urbana dentro de um shopping center em Belo Horizonte (MG).

fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil
Fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil

Estima-se que cerca de 2.700 quilos de vegetais, ervas e especiarias serão colhidos por mês na fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil. Entre as culturas já cultivadas, há alface tenra (verde e roxa), rúcula, espinafre, agrião, chicória, salsa, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão, que também em breve começarão a produzir tomate e berinjela.

A estufa terá a maior parte da colheita destinada a restaurantes na fábrica de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, mas uma parte será reservada para os funcionários que desejam comprar a comida e levá-la para casa. Os interessados ​​podem assinar uma assinatura mensal que garante uma cesta semanal.

fazenda urbana da Mercedes Benz do Brasil
Fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil

As ONGs parceiras da empresa também serão beneficiadas pelo projeto. Dependendo do volume, os vegetais podem ser doados a instituições como a “Hamburgada do Bem” e a Meimei Assistance Institution – IAM, que atende crianças e adolescentes carentes.

“O projeto reúne vários pilares que norteiam todas as atividades do Grupo Daimler, como inovação, sustentabilidade, saúde e responsabilidade social”. Carlos Santiago, vice-presidente de operações da Mercedes-Benz do Brasil.

A combinação de técnicas aquapônicas e o uso de tecnologias como luz LED ou software de gerenciamento garante produção em larga escala em um curto espaço de tempo nas fazendas urbanas. O Aquaponics integra a piscicultura à produção vegetal, adotando a água como um meio comum. Os peixes permanecem em uma lagoa e são alimentados com alimentos orgânicos, e uma bomba transfere água da lagoa, já rica em nutrientes, para o sistema hidropônico, onde são cultivados vegetais.

fazenda urbana da Mercedes Benz do Brasil
Fazenda urbana da Mercedes-Benz do Brasil

A água é purificada pelas plantas e, através da mesma bomba, é devolvida ao viveiro, fechando o ciclo. As vantagens da aquaponia são o baixo consumo de eletricidade e a economia de 90% da água em relação à agricultura convencional. O método de cultivo também elimina o uso de fertilizantes químicos e pesticidas.

Tecnologia

O software desenvolvido exclusivamente para o projeto monitora, opera e gerencia todos os processos. A tecnologia permite controlar a temperatura, luminosidade, umidade, condutividade e pH da água.

Ver também: AGRICULTURA VERTICAL: O MILIONÁRIO NEGÓCIO DE FRUTAS E LEGUMES QUE CRESCE NAS CIDADES . Compartilhe nas redes sociais. Obrigado!

Fonte: https://ecoinventos.com/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.