açúcar de cana transgênica

Açúcar de cana transgênica desenvolvida no Brasil é aprovado no Canadá

A Health Canada, agência reguladora responsável por avaliar a segurança e o valor nutricional dos alimentos no Canadá, aprovou em 28 de março o açúcar produzido a partir de uma cana geneticamente modificada (GM) desenvolvida no Brasil. Segundo a agência canadense, o açúcar de cana transgênica brasileira é tão seguro e nutritivo quanto os provenientes das plantas não modificadas.

A cana transgênica avaliada foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) do Brasil, e é resistente à broca da cana (Diatraea saccharalis), uma praga que causa perdas estimadas em 5 bilhões de reais ao ano.

O gene usado para a transformação genética vem da bactéria do solo Bacillus thuringiensis (Bt) e tem uma longa história de uso seguro na agricultura global. A tecnologia Bt está em vigor há mais de 20 anos em outras culturas transgênicas, como soja, milho e algodão. Além disso, formulações baseadas em Bt têm sido usadas há muito tempo em bioinseticidas, mesmo na agricultura orgânica.

A aprovação canadense reforça a conclusão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que reconheceu a segurança do açúcar de cana transgênica e aprovou seu uso comercial em junho de 2017.

A Health Canada é a autoridade responsável pelo estabelecimento de políticas e padrões de segurança alimentar e valor nutricional de alimentos no Canadá. Também atua na promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos do país por meio de políticas e padrões nutricionais baseados em evidências científicas.

12 anos de culturas transgênicas-  Bt no Brasil.

A adoção do primeiro algodão Bt no Brasil ocorreu em 2006 (nos Estados Unidos foi em 2002), seguido pelo primeiro milho Bt em 2008 (nos EUA, isso aconteceu em 1995), e em 2013 os primeiros grãos de soja Bt foram plantados. Em junho de 2017, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou para uso comercial a primeira cana-de-açúcar transgênica do mundo, que também é Bt. Será utilizada para os mesmos fins de variedades convencionais, como a produção de açúcar e etanol. Ver: Culturas transgênicas: 10 fatos destacados em 20 anos de produção.

A expectativa é que seu uso possibilite a expansão do cultivo de cana em áreas onde a broca da cana-de-açúcar é uma condição limitante, contribuindo para manter o Brasil na posição de líder mundial na produção de cana, açúcar e etanol.

Referências; http://www.agrobio.org/uncategorized/aprobado-azucar-de-cana-transgenica-en-canada/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.