lagarta rosada do algodão

Lagarta rosada do algodão é erradicada nos Estados Unidos

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou que a cultura algodoeira dos EUA está livre da devastadora praga lagarta rosada do algodão, que tem devastado as plantações a mais de 100 anos. Essa praga custou aos produtores norte-americanos dezenas de milhões de dólares em despesas anuais de controle e perdas de produção. Graças ao controle rigoroso e às atividades regulatórias realizadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), secretarias estaduais de agricultura, indústria de algodão dos EUA e produtores, a lagarta rosada do algodão foi eliminada de todas as áreas produtoras de algodão nos Estados Unidos. Como resultado, o USDA está suspendendo a quarentena doméstica para a lagarta rosada, aliviando as restrições ao movimento doméstico e internacional do algodão americano.

A erradicação da lagarta rosada facilita a circulação de algodão para o mercado nacional e internacional porque os agricultores terão menos restrições para lidar com os requisitos de fumigação. Os produtores de algodão foram fundamentais para alcançar este sucesso, se unindo para realizar um programa coordenado e assumindo parte dos custos do programa. O esforço coordenado demonstra o valor da parceria, colocando a pesquisa junto aos agricultores.

Lagarta rosada do algodão

A lagarta rosada do algodão foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos em Hearne, Texas, em 1917. Esforços extensivos do Serviço de Extensão Cooperativo em coordenação com os produtores individuais eliminaram a infestação no Texas e em Louisiana em 1919. Na década de 1930, a praga invadiu o Vale do Rio Grande do Texas. Em meados da década de 1950, a praga se espalhou para os estados vizinhos e finalmente chegou à Califórnia em 1963.

Em 1955, o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estabeleceu os regulamentos domésticos para lagarta rosada do algodão. No auge do programa, 10 estados (Arizona, Arkansas, Califórnia, Louisiana, Novo México, Oklahoma, Texas, Nevada, Mississippi e Missouri) foram colocados em quarentena por essa praga. Muitas dessas infestações foram suprimidas por meio de programas cooperativos federais, estaduais e setoriais. Em 2003, apenas Arizona, Califórnia, Novo México e Texas permaneceram sob regulamentação.

A erradicação da lagarta rosada do algodão levou anos de pesquisa desenvolvida pelo Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do USDA e incluiu o plantio de algodão transgênico, usando feromônios de insetos para interromper o acasalamento, liberando insetos estéreis para impedir a reprodução e uma extensa pesquisa. Muitos dos resultados da pesquisa desenvolvida pela ARS tornaram-se estratégias de manejo utilizadas pelo APHIS e produtores de algodão em sua batalha contra a lagarta rosada do algodão.

Os Estados Unidos são líderes mundiais na produção e comércio de algodão. De acordo com estimativas, a indústria de algodão dos EUA responde por cerca de US $ 27 bilhões em produtos e serviços anualmente, fornece centenas de milhares de empregos em muitos setores e fornece quase um terço do algodão bruto comercializado globalmente.

Ver também: ALGODÃO TRANSGÊNICO FAZ A ÍNDIA TRIPLICAR A PRODUÇÃO.

Referências: https://content.govdelivery.com/accounts/USDAOC/bulletins/21577bf

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.