Com um crescimento populacional no mundo esperado de mais de 9 bilhões de pessoas até 2050, serão necessárias inovações na tecnologia agrícola na busca do incremento nos rendimentos das culturas para garantir a produção de alimentos e a segurança alimentar para a crescente população. Diante dessa situação a tecnologia agrícola informatizada tem proporcionado grandes avanços nas práticas agrícolas convencionais especialmente com os avanços ocorridos nas áreas da mecanização (máquinas autônomas sem piloto guiadas por GPS); adubação, combate a pragas, doenças e irrigação localizada e de precisão; edição genética destacando o recente CRISPR (a tecnologia que vai revolucionar a medicina e a agricultura), tudo isso apoiado pela informática aplicada ao campo.
Na busca de inovações visando o incremento da produtividade, atualmente a tecnologia agrícola informatizada dispõe de um grande volume de dados que são rapidamente gerados, coletados, armazenados e processados através da informática para serem agregadas ao processo de produção. Com esse propósito se tem utilizado rotineiramente aplicativos para celulares, drones, robôs, sensores de temperatura e umidade, imagens aéreas e GPS para ajudar os agricultores a tomarem decisões que irão aumentar os rendimentos e fornecer alimentos seguros e de melhor qualidade para a população.
Através de uma boa base de dados se permite identificar as melhores práticas de gestão para a obtenção de um melhor desempenho das culturas e criações sob várias condições ambientais. O grande volume de informações empregadas pela tecnologia agrícola informatizada requer o seu armazenamento e transporte em notebooks, tablets e celulares para o uso imediato em qualquer local que se esteja, além de permitir a comunicação imediata e atender os nossos comandos.
A utilização desses dispositivos modernos possibilitou o desenvolvimento de uma agricultura de precisão em que as fazendas se tornassem mais rentáveis, eficientes, mais seguras e mais amigáveis com o meio ambiente. Isso permite que os agricultores não precisem mais aplicar água, fertilizantes e pesticidas uniformemente em campos inteiros. Em vez disso, eles podem usar as quantidades mínimas necessárias e segmentar áreas muito específicas, ou mesmo tratar as plantas individualmente de formas diferente.
Vários benefícios para o desenvolvimento rural são advindos através do uso da moderna tecnologia agrícola a exemplo da: maior produtividade agrícola; diminuição do uso de água, fertilizantes e pesticidas, que por sua vez diminuem os custos de produção; redução dos impactos ambientais, inclusive a redução da contaminação por produtos químicos nos rios e águas subterrâneas; além de proporcionar o aumento da segurança dos trabalhadores.
Além do mais a utilização da tecnologia agrícola informatizada atualmente disponibilizadas possibilita um monitoramento e um gerenciamento mais confiáveis dos recursos naturais, como a qualidade do ar e da água. Também proporciona aos produtores rurais um maior controle sobre a produção, processamento, armazenamento e distribuição da produção de vegetais e animais resultando em maiores eficiências; redução nos custos e maior controle na produção e na qualidade.
Através da adoção da moderna tecnologia agrícola, os benefícios se traduzirão numa oferta planejada da produção tendo em vista a crescente demanda de alimentos para atender a população mundial.
É importante também ressaltar o necessário e eficiente apoio das entidades públicas e privadas relacionadas com o setor agropecuário através da implementação de atividades voltadas para apoiar pesquisas básicas e aplicadas ao desenvolvimento de vegetais e animais mais produtivos; a infraestrutura adequada a geração, ao armazenamento e o escoamento da produção; assistência técnica e instrução aos agricultores sobre como usar as novas tecnologias disponíveis via drones e aplicativos desenvolvidos pela ciência da computação.
Em qualquer circunstância é recomendado consultar um profissional técnico da área para ajudar a projetar quais são as melhores opções em termos de investimentos, na moderna tecnologia agrícola considerando a reciprocidade no retorno financeiro através do incremento da produção.
Certamente a adoção pelos agricultores da moderna tecnologia agrícola informatizada, especialmente com o uso de drones e aplicativos, possibilitará uma maior confiança na obtenção dos níveis de produtividade e da produção planejada resultando no retorno mais seguro dos investimentos realizados. ver também: Drone agrícola e sua importância para o desenvolvimento rural.