leite e laticínios

Leite e laticínios preserva a saúde cardiovascular previne a diabetes e a obesidade

Consumir as quantidades diárias recomendadas para cada idade de leite e laticínios, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, pode ajudar a manter a saúde e prevenir alguns fatores de risco cardiovascular, como diabetes tipo II, hipertensão e obesidade, segundo o Guia. de Laticínios em Cardiologia, editada pela Federação Nacional das Indústrias de Laticínios da Espanha (Fenil).

Os produtos lácteos são muito completos e balanceados devido à riqueza e variedade de seus componentes nutricionais. Portanto, eles são considerados um dos pilares da dieta. Além disso, vários estudos demonstraram que o consumo de leite e produtos lácteos pode ajudar a prevenir doenças crônicas muito presentes na população adulta, como as doenças cardiovasculares, primeira causa de morte entre a população espanhola.

De acordo com os resultados de vários estudos clínicos, existem pelo menos cinco razões pelas quais as recomendações de ingestão de leite e produtos lácteos devem ser atendidas em todas as faixas etárias:

  1. Ajuda a controlar a pressão arterial

Leite e laticínios também parecem ter efeitos benéficos sobre a pressão arterial. Um estudo realizado pela Universidade de Navarra em 5.880 indivíduos de todas as idades observou uma redução no risco de novos casos de hipertensão de até 54% em adultos com uma alta ingestão de produtos lácteos desnatados A ingestão de cálcio e vitamina D na dieta, dois componentes muito presentes em produtos lácteos, tem sido associado a uma menor probabilidade de sofrer de hipertensão. Além disso, existem outros componentes de produtos lácteos com possíveis efeitos benéficos sobre a pressão arterial, como lactose, proteínas do leite e peptídeos derivados, bem como potássio e magnésio.

  1. Evita excesso de peso e obesidade

O consumo diário de laticínios também pode ajudar a controlar o peso e prevenir a obesidade, tanto em crianças quanto em adultos. É mostrado que as crianças que consomem mais cálcio, especialmente no leite e produtos lácteos, têm um índice de massa corporal (IMC) mais baixo, o que poderia reduzir o risco de obesidade na vida adulta. Os produtos lácteos também têm um duplo efeito que ajuda a prevenir o excesso de peso e a obesidade. Suas proteínas contribuem para aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de outros alimentos e seu alto teor de cálcio dificulta o acúmulo de gordura

  1. O leite e os produtos lácteos estão associados a uma menor incidência de diabetes tipo II.

Estudos observacionais associam uma menor incidência de diabetes tipo II e outros problemas metabólicos com o consumo de leite e laticínios. Os investigadores da Universidade de Lund (Sweden), concluíram que o consumo diário de gordura de produtos lácteos (8 porções) diminui a incidência de diabetes de tipo II em 23% em comparação com o menor consumo destes alimentos (uma média de uma porção diária). Durante o estudo, 26.930 pessoas entre 45 e 74 anos de idade foram analisadas ao longo de 14 anos.

  1. Diminui os níveis de colesterol

Atualmente, existem amplas evidências científicas sobre a diminuição dos níveis de colesterol como resultado do consumo de leite e outros produtos lácteos, como o iogurte. Em alguns estudos, complementando a dieta com iogurte ou leite, foram alcançadas diminuições de 5% nos níveis de colesterol. Também foi observado que o consumo de leite está associado a um aumento na fração de colesterol HDL.

  1. Leite e laticínios são os melhores aliados para ossos.

O cálcio é essencial para ossos saudáveis os produtos lácteos são a principal fonte de cálcio na dieta. De fato, na dieta média, os laticínios fornecem entre 65 e 75% do CDR. Além disso, o cálcio do leite, iogurte, queijo e manteiga, graças ao seu alto teor de lactose, é particularmente biodisponível, ou seja, é melhor assimilado do que outros alimentos. A vitamina D, presente em maior quantidade no creme e na manteiga, também contribui para a absorção e uso normal do cálcio. Os produtos lácteos também são uma fonte de potássio, magnésio, zinco e fósforo, minerais que compõem ossos e dentes. Ver também: Dieta mediterrânea e seus principais hábitos alimentares.

Referências:

http://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=1991

2 comentários em “Leite e laticínios preserva a saúde cardiovascular previne a diabetes e a obesidade”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.