Nematoides causam grandes prejuízos para a agricultura
Os nematoides são organismos capazes de afetar profundamente o desenvolvimento de diversas culturas da agricultura resultando em sérias perdas da produção. O parasitismo dos nematoides caracteriza-se por comprometer o sistema de absorção de água e nutrientes das plantas atacadas através do sistema radicular.
Os nematoides são vermes que possuem o corpo em forma cilíndrica, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formatos diferenciados.
O tamanho do nematoide é bastante variável, mas quase sempre imperceptível a olho nu, geralmente são microscópicos, habitando o solo, próximo à região onde o solo e as raízes das plantas entram em contato (rizosfera), sendo exatamente nesta região que ocorre a ação desses parasitas.
Os nematoides além de retirar substâncias nutritivas das plantas, viabilizam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal. Esse parasitismo fica evidenciado pelo aparecimento nas raízes das plantas de formas aberrantes de estruturas e escurecimento do tecido.
Os nematoides podem utilizar os seguintes meios para chegar às áreas de cultivo: água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos ou solos infectados, máquinas e implementos agrícolas e movimentos de animais e pessoas na área.
A presença do ataque dos nematoides começam a ser percebidos na parte aérea da planta, que passa a ter dificuldade para retirar água e nutrientes do solo. Geralmente as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas.
Os fatores que mais influenciam a ação dos nematoides são: solo, clima, região e tipo do manejo. Terrenos arenosos ou franco-arenosos e umidade são propícios para os nematoides. Nesse ambiente é mais facilitada a movimentação e migração desses micro-organismos no solo
Identificação da presença de nematoides.
O maior desafio é identificar os nematoides na lavoura. Para identificação da presença dos nematoides nos solos e fazer um controle mais efetivo é observado o baixo vigor, pouco desenvolvimento da parte aérea das plantas e a clorose das folhas.
Caso as plantas já apresente sintomas, deve-se ir confirmar a causa do problema através da análise dos solos para identificar a espécie predominante do parasita para se adotar um programa eficaz.
É importante realizar uma correta coleta de solo. O bom senso na coleta de amostras faz diferença, pois como a ocorrência é local e ter um maior conhecimento de onde vem a origem da amostra fará diferença.
Durante o processo de coletas da sua amostra dos solos, deverá ser observado não deixar as amostras expostas ao sol, já que os nematoides são muito sensíveis e deterioráveis e não demorar para fazer a análise.
Estratégias para controlar os nematoides.
Algumas estratégias podem ser consideradas para controlar a população de nematoides, evitando que a população deste microrganismo cresça rapidamente e cause sérios danos à lavoura.
Há alguns cuidados e práticas de manejo que exercem boa capacidade sobre o controle dos nematoides, tais como:
- Evitar plantios consecutivos com culturas suscetíveis ao verme realizando a rotação de culturas com gramíneas, como milho, sorgo e capins do gênero Brachiaria. Essas plantas reduzem a população dos nematoides;
- Manutenção de boas práticas de manejo como, por exemplo, uma adubação equilibrada;
- Limpeza dos canais de irrigação;
- Uso de mudas produzidas em substratos esterilizados;
- Lavagem cuidadosa de máquinas e implementos agrícolas, principalmente quando utilizadas em áreas infestadas pelos vermes. A movimentação de nematoides no solo é bastante limitada. Por isso, o deslocamento de maquinários contribui na disseminação desses microrganismos. A limpeza é tão importante como a regulagem do maquinário. Uma alternativa é começar o manejo dos solos pelas áreas limpas e deixar por último as áreas infestadas;
- Uso sustentável e controlado de nematicidas químicos. Esse é o método mais utilizado e pode ser aplicado no plantio e na soqueira. Trata-se do método mais eficiente de controle. No mercado estão disponibilizados vários nematicidas.
Ver também: COMO COLETAR AMOSTRAS DE SOLO PARA ANÁLISE DE FERTILIDADE.
Deixe uma resposta