Milho consorciado com leguminosas melhora os solos e aumenta a produtividade
Uma opção simples para preservar e recuperar os solos e fertiliza-los seria adotar a prática do plantio direto do milho consorciado com leguminosas sobre os resíduos da cultura anterior.
O cultivo com uso de máquinas como o arado repetidamente na mesma área tende ao decorrer dos anos a tornar os solos mais pobres em nutrientes para as plantas e mais erodidos. O uso contínuo do arado e grade aradora para misturar ervas daninhas e resíduos de culturas ao solo danifica a sua estrutura e destrói a maior parte da matéria orgânica, reduzindo a sua capacidade de reter umidade e favorecendo a erosão pelo vento e pela água.
Plantadas consorciadas com o milho as leguminosas de pequeno porte como guandu, feijão e outras contribuem para adicionar nitrogênio ao solo, agindo como adubo verde à medida que se desenvolvem. Basicamente, elas fornecem nutrientes que o milho precisa, sendo portanto uma forma acessível de adubação para os agricultores familiares que têm dificuldades em adquirir os fertilizantes minerais para adubar as plantações.
As leguminosas é uma boa opção para a agricultura familiar. Além de contribuir com o fornecimento de alimento para as famílias, as leguminosas cultivadas em consórcio com o milho melhoram a estrutura do solo, a capacidade de captação de água das chuvas, reduz as ervas daninhas, além de melhorar a fertilidade dos solos aumentando a produtividade e reduzindo ou eliminando a necessidade do uso de fertilizantes químicos.
As leguminosas possuem uma propriedade exclusiva que é a fixação de nitrogênio no solo. Isso é um processo muito importante para melhorar a fertilidade do solo. Este processo envolve bactérias no solo e nitrogênio no ar. As bactérias formam nódulos nas raízes das plantas, e capturam nitrogênio atmosférico quando penetram no solo disponibilizando para as plantas.
Além disso, as leguminosas ao crescerem contribuem para formar uma cobertura mantendo o solo protegido das chuvas e dos ventos fortes; ajudam através de suas raízes a manter e estrutura e conservar a umidade do solo; diminuem as ervas daninhas; reduz as capinas, fornecem forragem para os animais e. além disso, as leguminosas é uma fonte de alimento para consumo e venda dos excedentes.
Ver também: MILHO MELHORADO DÁ MAIS OPÇÕES DE PRODUÇÃO AOS PEQUENOS AGRICULTORES.
Para intensificar as lavouras de maneira sustentável e obter melhores resultados, os produtores devem têm como opção buscar orientações na extensa rede de entidades públicas e privadas de assistência técnica que podem ajudar a responder suas questões, elaborar projetos e orientar sobre financiamentos e os procedimentos a serem adotados na melhor forma do plantio do milho consorciado com leguminosas como demais orientações acerca dos problemas mais comuns enfrentados pelos produtores rurais. Esses escritórios traduzem o conhecimento adquirido da pesquisa e ajudam a fornecer soluções para os desafios que os produtores rurais enfrentam na agricultura.
1 comentário