Um velho provérbio anglo-saxão diz: “Uma maçã por dia nos poupa uma visita ao médico”. E a sabedoria popular raramente está errada. Se existe uma fruta chamada a ser uma das grandes protagonistas da saúde do coração, é, sem dúvida, a maçã.
Os compostos antioxidantes das maçãs previnem câncer e diabetes e reduzem os níveis de colesterol ruim, enquanto aumentam o colesterol bom.
A maçã é a espécie frutífera que se conserva por mais tempo, mantendo o seu valor nutricional. Depois de descobrir os múltiplos benefícios que ela proporciona e suas propriedades terapêuticas, com certeza você não perderá um único dia em sua dieta. Daremos algumas razões para consumir maçãs diariamente e manter distância do médico, como diz o velho ditado.
Com mais de 80% de água em sua composição e apenas 50 calorias por 100 gramas, a maçã nos hidrata e favorece a eliminação de resíduos e toxinas encontradas no organismo. Sendo rico em potássio, também reduz a pressão arterial.
A casca da maçã contém pectina e polifenóis, antioxidantes que melhoram o metabolismo lipídico. A pectina é uma fibra solúvel que protege a mucosa intestinal e pode ser eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, conforme confirmado por alguns estudos . Da mesma forma, alguns ensaios clínicos confirmam os benefícios de comer maçãs quando se trata de prevenir doenças cardíacas coronárias e distúrbios metabólicos, como diabetes .
O que a torna uma fruta “milagrosa” não são as vitaminas que ela contém, mas os muitos fitoquímicos que combatem o câncer e ajudam a reduzir o colesterol no sangue. A quercetina, um desses compostos fenólicos, atua na prevenção de problemas cardiovasculares, asma e patologias inflamatórias como a artrite.
A balança revela que consumir maçãs regularmente não engorda, pelo contrário, ajuda a perder peso. Comer uma maçã antes do almoço ou jantar vai saciar seu apetite, evitando que você chegue à mesa com uma fome voraz e coma tudo que encontrar sem perceber seu objetivo de ter uma barriga lisa. Além disso, é um bom aliado da saúde bucal, pois mantém as cáries afastadas e os dentes saudáveis e brilhantes a cada mordida. Embora não substitua o fio dental, ajuda a limpar os dentes, regula o pH da boca, fortalece as gengivas e reduz a formação de placa bacteriana para que você possa exibir um sorriso radiante.
Referências:
https://agroalimentando.com/nota/54