banana

Banana: descubra suas propriedades e benefícios para a saúde

Um dos alimentos mais populares, especialmente na América Latina é a banana. Originária da Ásia é cultivada em todos os continentes. É uma das frutas mais consumidas do mundo. Esta fruta amarela é agrupada em pencas entre 3 e 20 unidades. Os cachos de bananas, pendentes na extremidade do falso caule da bananeira, podem ter 5 a 20 pencas e podem pesar de 30 a 50 kg.

A banana é normalmente consumida fresca ou como acompanhamento de outros pratos. Uma vantagem é que as bananas podem ser cultivadas durante todo o ano. Podem ser colhidas verde, para posterior amadurecimento.

 

Descubra a seguir os principais benefícios da banana.

  1. Fonte de nutrientes para o corpo.

Cada banana pesa, em média, 125g, com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. A banana é conhecida por fornecer energia instantânea. Ela fornece 90 calorias por 100 gramas do seu consumo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. A banana também é rica em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura e de proteína. Além de fonte apreciável de vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto.

  1. Benefícios para as atividades físicas.

Esta fruta tropical tem bons níveis de energia, minerais e vitaminas essenciais para uma dieta saudável. É principalmente rica em vitaminas C e B6 juntamente com outros minerais, este alimento é recomendado como suplemento para aquelas pessoas que mantêm altos níveis de atividade física. A banana contém três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. É a fruta número um para os atletas.

  1. Benefícios para a visão.

A Visão pode ser melhorada através do consumo diário da banana. Ela contém alfa e betacaroteno e Vitamina A, que ajudam na proteção da retina do olho. A degeneração da mácula da retina relacionada com a idade pode ser impedida pelo seu consumo.

  1. Benefícios para prisão de ventre e combate ao colesterol.

A banana é considerada como uma das frutas mais nutritivas. Na realidade com apenas 100 calorias, esta fruta fornece um dos maiores suplementos nutricionais. Ricas em fibras solúveis, as bananas são excelentes para o tratamento da prisão de ventre e ajuda a eliminar o colesterol.

  1. Benefícios como antidepressivo.

Surpreendentemente, verificou-se que a banana serve como um antidepressivo natural, porque contêm triptofano, um aminoácido componente das proteínas que o corpo converte em serotonina, conhecida por seus efeitos relaxantes que após entrar no organismo provoca relaxamento e nos faz sentir mais à vontade.

  1. Benefícios para a pressão arterial.

Quanto à hipertensão, este fruto tropical é muito rico em potássio e pobres em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão arterial. Os seus níveis elevados de potássio permitem reduzir a pressão sanguínea, minimizando o risco de acidente vascular cerebral em até 40% de acordo com a FDA (Food and Drug Administration).

  1. Benefícios para combate a azia e constipação.

Verificou-se de forma semelhante que a esta fruta é um excelente aliado no combate da azia, graças às suas propriedades naturais. Somado a isso, graças à sua composição e textura, a banana é recomendada para o tratamento de distúrbios intestinais, tornando-se a única fruta que se pode ingerir crua em casos de úlcera.

Além disso, em caso de prisão de ventre, por seu alto conteúdo de fibras, as bananas na dieta podem ajudar a normalizar as funções intestinais e superar o problema sem recorrer a laxantes.

  1. Benefício da Banana Para os Ossos.

A banana ajuda a fortalece os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo. Ela contém frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como cálcio e magnésio. As Bananas verdes possuem ácidos gordos de cadeia curta, o que torna ainda mais benéfico na melhoria da saúde dos ossos.

  1. Benefícios para síndrome pré-menstrual.

Para as mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual, a vitamina B6 contida na banana pode ajudar a melhorar o humor ao regular os níveis de glicose no sangue.

  1. Benefícios contra o tabagismo.

Para aqueles que lutam contra o tabagismo, as vitaminas B6 e B12, potássio e magnésio minimizam os efeitos viciantes que são colocados em ação na hora de consumir nicotina. Um auxiliar natural para o difícil processo de parar de fumar.

  1. Banana e a anemia.

A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor. Para os casos de anemia, a banana pode ajudar a minimizar o impacto desta doença, já que estimula a produção natural de hemoglobina no sangue.

  1. Banana e a diabetes.

A biomassa de banana verde é excelente fonte de fibras e ajuda muito no bom controle da diabete, sendo uma aliada para a redução de absorção do açúcar, e melhora a saúde geral do organismo.

A banana é considerada saudável para quem tem diabetes devendo ser consumida com outros alimentos e sem exageros. O consumo deve ser moderado para portadores de diabetes visto a grande quantidade de açúcar (amido) que contém. Por sua vez, o amido da banana começa a ser digerido na boca, evitando o excesso de produção de ácido pelo estômago, assim garante a proteção contra úlceras e gastrites estomacais.

Segundo organizações de estudo e pesquisa sobre a diabetes como a Academy of Nutrition and Dietetics e a British Association of Diabetes UK, afirma que é importante controlar as porções e as calorias diárias consumidas, para evitar excessos prejudiciais para a saúde dos diabéticos.

Até 3 bananas por semana podem ser consumidas de forma seguras por quem tem diabetes, o importante é controlar quando comer, para calcular as calorias. Uma banana madura possui em média 100 calorias e 15 gramas de açúcar.

  1. Outros benefícios da banana.

A banana pode ser aplicada diretamente no rosto para revitalizar a pele devido ao seu poder nutritivo, suas enzimas e vitaminas.

A banana também serve para aliviar picadas de insetos. Aplicado na forma de um pequeno emplastro. Nestes casos experimente esfregar a área afetada com o interior de uma casca de banana. Para muitas pessoas é excelente em reduzir o inchaço e a irritação.

Uma das maneiras mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Portanto, a banana é um remédio natural contra muitos problemas. Quando comparado com uma maçã, tem quatro vezes mais proteína, duas vezes o hidrato de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes as outras vitaminas e minerais; além disso, é rica em potássio.

O segredo para uma vida saudável é uma dieta equilibrada e variada. Sinta-se livre para consultar um médico e nutricionista para ter os detalhes de como alcança-la.

Deixe uma resposta