A mamona é atualmente uma importante fonte de combustível sustentável

Enquanto o mundo definha no calor das suas próprias emissões, as fontes de combustível sustentáveis tornaram-se uma prioridade fundamental. Uma das fontes que pode ter maior impacto vem de uma planta: a mamona.

A mamona (Ricinus communis L.) possui um óleo com diversas utilizações industriais, desde proteses ósseas até lubrificantes de motores. O óleo extraído das sementes de mamona é um dos mais nobres existentes no mercado mundial, e o Brasil é um dos seus maiores produtores. Os preços do óleo de rícino praticados no mercado mundial são compensadores, para a produção e comercialização, o que deu novo status à ricinoquímica. Esta indústria tem se modernizado após ser alvo de renovado interesse empresarial de produtores, de exportadores e de industriais.

O cultivo da mamoneira no Brasil tem uma importância social ao envolver grandes contingentes de agricultores familiares, especialmente na região semiárida, com destaque para o Estado da Bahia.

A produção de mamona é estratégica para o Brasil e o mundo quando da produção do biodiesel puro havendo a diminuição das emissões de monóxido de carbono (CO) e de dióxido de enxofre (SO2), causadores da chuva ácida, em 100%, e as de fumaça preta (material particulado que causa problemas respiratórios). Outra vantagem importante será a substituição de importações de diesel.

O Brasil está entre os maiores produtores de baga e óleo de mamona no panorama internacional. As principais empresas esmagadoras de baga de mamona para fins de processamento industrial estão na Bahia, São Paulo e Minas Gerais

Equipamento para colheita

A máquina realiza a colheita e o descascamento ao mesmo tempo e para que o descascamento seja viável, essa operação só pode ser feita nas horas mais quentes e em dias secos.

Colheitadeira de mamona Castrera –Israel.

Equipamentos para beneficiamento

Há diversos modelos de máquinas para descascamento da mamona diminuindo a necessidade de mão de obra e reduzindo os custos de produção. Algumas máquinas podem ser acopladas ao trator, sendo levadas para dentro da lavoura evitando o transporte dos frutos para um ponto específico.

Descascador de sementes de mamona Castrera – Israel.

Há diversas variedades de mamona desenvolvidas pela EMBRAPA: a BRS Energia; a BRS Paraguaçu; e a variedade BRS 149 Nordestina é uma cultivar de mamona desenvolvida para plantio em região semiárida.

Ver também: AS CULTURAS GENETICAMENTE MODIFICADAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA COMBATER AS SECAS NA ÁFRICA.

Referências:

https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/mamona/pre-producao/equipamentos

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.