pera e maça

PESQUISA VIABILIZA CULTIVO DE MAÇA E PERA NO SEMIÁRIDO

O Nordeste do Brasil é tradicionalmente produtor de frutas irrigadas com destaque para o melão, uva, banana, manga e coco. Agora, essas culturas devem ganhar novos aliados, com a introdução de frutas de clima temperado, como a maça e pera no semiárido.

Apesar da produção nacional de maça, pera caqui e outras frutas de inverno estar concentrada nas regiões Sul e Sudeste, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com apoio da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, está viabilizando o plantio comercial dessas fruteiras típicas de clima temperado, às altas temperaturas do semiárido brasileiro. O objetivo é justamente superar as condições climáticas e oferecer mais oportunidades de plantio aos agricultores.

De acordo com Paulo Roberto Coelho Lopes, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Semiárido: “As macieiras com dois anos de idade obtiveram uma produção média de 40 toneladas por hectare no Vale do São Francisco em 2013. No Sul do país, plantas com essa idade produzem entre 12 e 15 toneladas por hectare no ano, em média. A produção média de pera alcançou 60 toneladas por ha ao ano. A produtividade média no Brasil é de 15 t/ha por ano.” O mercado de pera é muito favorável, a maioria dessa fruta consumida no Brasil é importada.

As frutas de inverno exigem baixas temperaturas, em torno de 7º C para brotação e floração. Para superar a necessidade de frio que essas fruteiras de clima temperado necessitam para produzir com qualidade no semiárido, onde a temperatura mínima durante o inverno geralmente não é inferior a 18ºC, os pesquisadores fazem um manejo diferenciado das plantas, a exemplo de adaptações nas técnicas de poda, adubação, irrigação e uso de produtos químicos. A intenção é fazer com que os produtos auxiliem o desenvolvimento da planta diante do estresse hídrico das regiões semiáridas.

“Foi feito diversos experimentos para possibilitar a formação abundante dos botões florais. A partir daí conseguimos excelente florescimento, frutificação e produção de frutos com qualidade. Foram também determinados parâmetros de espaçamento, sistema de condução, adubação, irrigação, monitoramento de pragas e doenças, avaliação da qualidade pós colheita dos frutos e dos custos de produção”, explica o pesquisador Paulo Roberto Lopes.

Pesquisador Paulo Roberto explicando o manejo da pera.

O entusiasmo do setor produtivo é justificado. Os ensaios conduzidos pela Embrapa em áreas de produtores mostraram que é possível colher até mais de 60 toneladas de pera por hectare, fazendo-se duas safras por ano na mesma planta. Esse número é superior ao encontrado em regiões tradicionais de cultivo da fruta no Brasil. O sabor é outro destaque. A maça e pera no semiárido apresenta excelente aspecto físico, surpreendente doçura e suculência.

Ver também: ALGODÃO TRANSGÊNICO FAZ A ÍNDIA TRIPLICAR A PRODUÇÃO.

Se gostou do post. Compartilhe nas redes sociais. Obrigado!

Referências:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49764013/pesquisa-viabiliza-cultivo-de-pera-no-sertao-e-producao-ja-atinge-mercado-do-sul-do-pais

https://www.codevasf.gov.br/noticias/2014/novas-frutas-produzidas-por-codevasf-e-embrapa-no-semiarido-serao-expostas-na-fenagri

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.