limões roxos

Cientistas criam limões roxos que previnem obesidade e diabetes

Cientistas norte-americanos desenvolveram limões roxos com antocianinas, substâncias conhecidas por suas propriedades para prevenir a obesidade e o diabetes, informou a organização Agro-Bio. “Esses desenvolvimentos em lavouras biotecnológicas permitirão que os consumidores tenham acesso a produtos com maior e melhor conteúdo nutricional” a partir de “cultivos com modificação genética”, afirmou em um comunicado a diretora executiva da Agro-Bio Región Andina, María Andrea Uscátegui.

Para a criação dos limões roxos, cientistas da Universidade da Flórida modificaram o limão mexicano com características provenientes da casca da uva e da polpa da laranja vermelha. O estudo utilizou “genes isolados da uva vermelha ‘ruby sedless’ e a laranja vermelha ou sanguínea”. Uscátegui indicou que a biotecnologia permitiu também o desenvolvimento do “arroz com vitamina A, a soja isenta de gorduras trans ou enriquecida com Ômega 3, entre outros”.

Os limões roxos contêm “antocianinas, substâncias que não apenas fornecem o pigmento vermelho à polpa do limão, mas são bem conhecidas por terem propriedades benéficas para a saúde, como ajudar a prevenir a obesidade e o diabetes”, acrescentou o relatório.

O limão ou lima ácida (espécie Citrus limon), é o fruto de uma pequena árvore de folha perene originária da região sudeste da Ásia, da família das rutáceas. O limão tem sido usado por centenas de anos para tratar várias doenças e enfermidades. O limão é consumido mundialmente como sorvete, bebida quente ou fria, cocktail, em compotas, geleias, bolos, em doces, lanches e na cozinha em geral.

Entre as suas principais propriedades se incluem a perda de peso, cuidados da pele, melhora a digestão, alivia a constipação, cuida dos olhos, é um tratamento eficaz para o escorbuto, úlcera péptica, doenças respiratórias, gota, distúrbios urinários, etc.

O óleo que está contido na sua casca é usado em refrigerantes, óleos corporais, sabonetes, desinfetantes, enxaguantes bucais, desodorantes e inúmeros outros produtos. Ver: LIMÃO: SEU USO NA COZINHA, PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

Referências:

http://www.mundoagro.cl/crean-limones-morados-que-previenen-obesidad-y-diabetes/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.