Tudo é melhor com bacon
“Tudo fica melhor com bacon” é uma afirmação que ressoa com produtores de carne suína, especialistas em culinária e consumidores. O bacon é produzido a partir de fatias longas e estreitas cortadas transversalmente das laterais da barriga do porco a qual contém estrias de carne dentro da gordura. O produto é então curado, o que geralmente envolve a injeção de uma salmoura contendo ingredientes que fazem com que o bacon tenha seu sabor diferenciado. O próximo passo é o processamento térmico e geralmente inclui a defumação tradicional. Bacon recebe seu sabor da fumaça natural obtida pela queima de lascas de madeira ou pela pulverização com um extrato líquido de fumaça.
Diante das tendências do consumidor em uma alimentação mais saudável e seleções de alimentos mais econômicos, o bacon é uma escolha opção de carne e também é um ingrediente popular para muitos outros alimentos. Antes principalmente como um alimento básico no café da manhã, o bacon se mudou para outras áreas de alimentação. O bacon é frequentemente encontrado em saladas, sopas, sanduíches e como complemento de hambúrgueres e pizzas. O uso inovador de bacon também está aparecendo em sorvetes, bolos, biscoitos e até rosquinhas. Esta tendência verifica-se tanto nas refeições realizadas em casa como nas refeições realizadas fora de casa.
O bacon se tornou uma adição popular aos menus de fast-food. Ron Plain, economista agrícola da Universidade de Missouri, disse: “Toda vez que bacon é colocado em um sanduíche de fast-food, há um crescimento incremental nas vendas. Um efeito indireto pode seguir. A maioria das pessoas acha o sabor do bacon em sanduíches de fast-food atraente e isso pode influenciar suas decisões de compra nos supermercados. ”
A Mintel Group Ltd, empresa privada de pesquisa de mercado, realizou recentemente pesquisas sobre a percepção do consumidor, práticas de compra e consumo de carne vermelha. A Mintel informou que o bacon tem ampla aceitação do consumidor e é a segunda carne vermelha mais comumente comprada, com 69% das famílias relatando nas pesquisas que compram bacon. Trinta e oitos por cento dos entrevistados relataram consumir bacon de uma a três vezes por mês, 20 por cento relataram consumir uma vez por semana e 19 por cento relataram comer três ou mais vezes por semana.
Tal como acontece com muitos outros produtos, os consumidores procuram bacon especialmente com menos sódio, menos gordura e mais natural. Esses são atributos desejados pelos consumidores. Para serem rotulados como naturais, os nitritos e nitratos não podem ser adicionados diretamente ao bacon como agentes de cura.
Como a demanda por bacon continua forte, existem oportunidades no desenvolvimento de produtos para atender às diversas preferências dos consumidores. Os organismos públicos e privados de pesquisa e assistência técnica, podem ajudar os suinocultores e processadores de alimentos com pesquisas de mercado e desenvolvimento e testes de produtos, planejamento de negócios, e acesso à cadeia produtiva.
Ver também: CARNE DE PORCO AJUDA A PRESERVAR A MASSA MUSCULAR E OS OSSOS EM IDOSOS.
Referências:
https://www.canr.msu.edu/news/everything_is_better_with_bacon
Deixe uma resposta