Irrigação por energia solar

Sistema de Geração de Energia Solar para Pequena Irrigação

A Geração de Energia Solar para Pequena Irrigação, proporcionará a autonomia energética aos agricultores, beneficiando-os com a redução dos custos de produção e o aumento da renda. A tecnologia é simples e com baixo custo de operação e manutenção.

O sistema consiste em um conjunto de painéis solares (geradores de energia), inversor de potência adequado a uma eletrobomba, monofásica ou trifásica.

Estão aqui apresentados os benefícios esperados; as características técnicas do projeto; as condições do estabelecimento agrícola e as orientações técnicas para a compreensão e adoção pelos agricultores dessa tecnologia.

1. BENEFÍCIOS ESPERADOS.

Nas regiões semiáridas as culturas vegetais anualmente ficam escassas durante parte do ano, no verão, período de escassez de chuva, dificultando a alimentação das famílias e das criações de animais. Daí a importância da irrigação para estimular a produção das lavouras de forma mais permanente, garantindo a segurança alimentar e promovendo a geração de renda.

O sistema de bombeamento fotovoltaico para irrigação, trará entre outros benefícios:

  • A economia de energia;
  • A redução dos custos de manutenção;
  • O aumento na produtividade das culturas;
  • O aumento na renda das famílias.
2. CONDICIONANTES PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR.

Para instalação do Sistema de Geração de Energia Solar é necessário que o agricultor/a apresente a disponibilidade de água e uma área adequada para instalação do sistema de geração de energia solar.

3. COMO FUNCIONA UM GERADOR DE ENERGIA SOLAR PARA MOTOBOMBA.

Utilizando apenas a luz do sol, as placas conseguem suprir toda a energia elétrica necessária para alimentar os sistemas de irrigação. O uso da energia fotovoltaica em bombeamento de água para irrigação, contribui para utilização de uma energia renovável, sem a geração de custo com a energia elétrica na irrigação.

O sistema de energia solar para irrigação funciona por meio de placas solares fotovoltaicas. Estas placas utilizam exclusivamente a luz do sol para gerar energia elétrica necessária para alimentar sistemas de irrigação e outros usos.

Para bombear água, é possível usar bombas submersas ou de superfície.

O controle dos geradores fotovoltaicos dispensa muito o uso de mão-de-obra, uma vez que a própria luz solar os coloca em operação.

4. COMPONENTES DE UM SISTEMA FOTOVOLTÁICO AUTÔNOMO.

Um sistema fotovoltaico autônomo é composto de um painel ou um conjunto de painéis fotovoltaicos, um regulador de carga, uma bateria ou banco de baterias e um inversor de corrente continua para corrente alternada para atender ao conjunto moto bomba e possíveis equipamentos elétricos que compõem o sistema de automação da irrigação alimentado com corrente alternada.

Sistema de energia solar

5. FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTÁICO AUTÔNOMO.

A energia elétrica proveniente do módulo solar é fornecida à bomba através do drive (dispositivo capaz de acionar bombas de água utilizando painéis solares) de forma eficiente, que por sua vez proporciona maiores vazões com baixa potência e um bombeamento independente das flutuações do nível de radiação solar. O equipamento opera sempre enquanto houver luz do dia e até em dias nublados.

Sistema fotovoltaico autônomo
Painel solar, drive e bomba.

A bomba trabalha submersa ou em superfície, sendo sustentada pela mangueira de recalque, utilizada no abastecimento doméstico, para pequenas irrigações, irrigações por gotejamento e criação de animais.

A energia é armazenada no drive em capacitores e convertida em impulsos para a bomba.

Do ponto de vista técnico e econômico, os sistemas fotovoltaicos de bombeamento não são muito diferentes de outros sistemas de bombeamento elétrico, diferenciam-se pelo uso do sol como fonte de energia. Sistemas fotovoltaicos de bombeamento não dependem de fontes combustíveis, e nem da transmissão da energia de concessionária, apresentam baixa necessidade de manutenção de seus equipamentos, facilidade de instalação e reduzido impacto ambiental durante sua operação, diminuindo o material gasto em bombeamento convencional.

Ver também: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA ELETRIFICAR QUALQUER EDIFICAÇÃO.

REFERÊNCIAS:

PROJETO COOPERAR – CARTILHA DAS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO.

Brazilian Journal of Animal and Environmental Research. Braz. J. Anim. Environ. Res., Curitiba, v. 1, n. 1, p. 205-214, jul./set. 2018. ISSN 2595-573X. Sistema de bombeamento fotovoltaico para irrigação na agricultura familiar.

Sistema de automatização para irrigação de uma horta a partir da energia fotovoltaica. Automation system for housing irrigation from photovoltaic energy.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.