Cientistas da Universidade de Pequim associou o consumo de alimentos com pimenta a uma vida mais longa, de acordo com uma pesquisa divulgada pela revista médica britânica British Medical Journal.
O estudo realizado pela Universidade de Pequim, em uma amostra de mais de meio milhão de chineses, descobriu que aqueles que ingeriam alimentos com pimenta 6 a 7 vezes por semana reduziram o risco de morrer prematuramente em 14%, em comparação com aqueles que o fizeram apenas uma vez por semana.
Além disso, os alimentos com pimenta foram associados a um menor risco de morte por doenças infecciosas em mulheres e de câncer e doenças respiratórias ou cardíacas em ambos os sexos.
A pesquisa, liderada pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Pequim, segue a linha de estudos anteriores que mostraram os benefícios dos alimentos condimentados para a saúde.
Os autores explicaram que as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-obesidade da capsaicina, o principal componente ativo da pimenta malagueta, foram extensivamente documentadas anteriormente. Algumas explicações possíveis para os benefícios de saúde da pimenta são encontradas no fato de que a capsaicina pode desempenhar um papel importante nos mecanismos moleculares para prevenir a obesidade e modulam o fluxo sanguíneo coronário. Por outro lado, também possui propriedades antimicrobianas que podem afetar indiretamente a alteração da microbiota intestinal do paciente.
Os dados obtidos no estudo são “meramente observacionais”, explicaram os pesquisadores, que esclarecem que os benefícios de comer alimentos apimentados também podem estar associados a outros fatores, como hábitos alimentares, estilo de vida e status socioeconômico.
Pimentas e especiarias foram consideradas benéficas para o tratamento de doenças ao longo dos séculos. No entanto, até 2015, não se mostrou que está associado à longevidade. Graças a um estudo publicado por pesquisadores chineses, agora, esse novo trabalho confirma os resultados da investigação anterior, mostrando que o consumo de pimenta reduz efetivamente a mortalidade.
Outro estudo realizado por uma equipe de cientistas da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e seus resultados revelam que o consumo de pimenta ajuda a reduzir a mortalidade em 13%, principalmente as mortes por doenças cardíacas ou problemas de derrame. Para realizar esse estudo, a equipe de cientistas usou informações da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES), um banco de dados médico dos EUA com os registros de mais de 16.000 pacientes que foram acompanhados por um período de 23 anos.
Se você não gosta muito de alimentos com pimenta, talvez deva começar a fazer um esforço e tentar comê-la porque está associado a muitos benefícios à saúde.
Ver também: HORTA URBANA: COMO CULTIVAR HORTALIÇAS EM CASA E OBTER SEUS BENEFÍCIOS.
Referências:
http://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=3415
Um comentário em “Alimentos com pimenta e seus benefícios para a saúde”