Acordo comercial entre nações para fortalecer a agricultura

acordo comercial

Uma das principais promessas do presidente Donald Trump foi a renegociação de melhores acordos para os Estados Unidos com os tradicionais parceiros comerciais. Com o apoio do U.S. Department of Agriculture – USDA, está sendo implementado o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). Esse acordo comercial será importante para a economia dos três países, com destaque para o setor agrícola, em que os Estados Unidos tem o México e o Canadá entre tradicionais e importantes parceiros comerciais.

Através do USMCA, os EUA criaram novas regras para ajudar os agricultores, pecuaristas e trabalhadores a enfrentarem melhor os desafios da economia do século 21, as quais através de acordos comerciais garantirão maiores acessos aos mercados mexicano e canadense e manterão e melhorarão as relações agrícolas integradas altamente produtivas que temos como nações.

O acordo comercial com o México inclui uma série de disposições solicitadas pelos Estados Unidos. É importante ressaltar que as inovações do século XXI na biotecnologia agrícola são abordadas pela primeira vez, incluindo processos de ponta como a edição de genes. Essas inovações servem como um modelo para acordos no futuro. E nos comprometemos a trabalhar juntos para reduzir as políticas que distorcem o comércio, aumentar a transparência e garantir um tratamento não discriminatório na classificação de produtos agrícolas. Além disso, os Estados Unidos e o México concordaram em não usar os chamados “indicadores geográficos” para restringir a comercialização de certos queijos sob nomes comuns, como o provolone, o suíço ou a ricota, que a União Européia queria restringir.

A segunda parte do acordo do USMCA foi a negociação com o Canadá, onde os principais pontos centrais foram os problemas relacionados aos produtos lácteos. O acordo também abrirá acesso adicional aos laticínios dos Estados Unidos no Canadá, incluindo produtos como leite, manteiga e queijo, além de preservar e expandir o acesso aos produtores de aves e ovos dos Estados Unidos. Os produtores de trigo da América também obtêm uma grande vitória. Uma reforma do processo discriminatório de classificação de trigo do Canadá ajudará os produtores de trigo dos Estados Unidos ao longo da fronteira a se tornarem mais competitivos. O acordo USMCA, resultou em negociações sinceras entre as três nações e um pacote final que é benéfico para os três países.

Ver também: DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR OU TRANSPOSIÇÃO DE BACIAS: ALTERNATIVAS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO.

Referências:

https://content.govdelivery.com/accounts/USDAOC/bulletins/2157b1a

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.