Telhas solares fotovoltaicas, o futuro da energia em casas

Em 2009 foi apresentado o projeto “Telhas Solares Fotovoltaicas” pela Universidade de Minho e Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Naquele momento, foi considerado um dos projetos mais inovadores na área da energia solar em todo o mundo. O projeto desenvolveu a possibilidade do aproveitamento da energia solar através de telhas fotovoltaicas.

Hoje, telhas solares fotovoltaicas é uma realidade que está aumentando o interesse dos consumidores e cada vez mais esta nova tecnologia os tem seduzido.

As telhas solares fotovoltaicas podem ser o futuro diante da possibilidade de tornar independente a rede elétrica das casas. Podem facilmente produzir eletricidade através da energia solar fotovoltaica, podendo agora ser instalada na construção das novas moradias.

As telhas solares fotovoltaicas apresentadas em várias formas e modelos, é uma interessante proposta sustentável. Semelhante aos modelos convencionais das telhas de cerâmica ou azulejos, porém incorporam mini painéis solares em seu interior formado por células fotovoltaicas.

Com a instalação dessas telhas solares em uma área de 45 m ², pode-se gerar 3kW e suprir a demanda de energia de uma casa. A instalação é semelhante ao de qualquer telha convencional.

Duas grandes empresas italianas fizeram uma parceria para fabricarem essas telhas fotovoltaicas, a Área Industrie Ceramiche e REM. Elas já estão vendendo e instalando em vários países europeus.

foto telhas fotovoltaicas 3

A empresa SRS Energy, da Filadélfia, desenvolveu uma telha fotovoltaica no formato de uma telha de cerâmica, a Solé, que é feita de um polímero de alto desempenho de cor azul escuro, inquebrável, leve e reciclável.

foto telhas fotovoltaicas 1

Uma empresa italiana também lançou o sistema Techtile, um novo sistema que transforma o telhado das casas numa coberta que gera energia elétrica graças às telhas solares projetadas.

foto telhas fotovoltaicas 2

Um outro sistema que utiliza os telhados, mas não da mesma maneira que os anteriores é o sistema de Energia SOLTECH. É um sistema feito de telhas de vidro transparentes.

Observa-se que gradualmente vão aparecendo mais e mais sistemas muito semelhantes aos aqui apresentados. Espera-se que a energia solar venha a suprir de energia elétrica uma grande quantidade de casas em um futuro não muito distante.

Fonte: http://www.agroalimentando.com/nota.php?id_nota=2963

Deixe uma resposta