murcha de Fusarium

Banana Belluna resistente a doenças é desenvolvida no Brasil

A nova banana Belluna, resistente as principais doenças, está pronta depois de superar um período experimental de 15 anos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) registrou a nova variedade que está pronta para o mercado.

A Banana Belluna ainda se destaca por ser uma espécie que é rica em fibras, tem menos calorias e é mais nutritiva por causa da alta concentração de amido e consequentemente menor valor calórico que os cultivares comerciais. Ver: Banana: descubra suas propriedades e benefícios para a saúde.

banana
Banana

Esta nova variedade de banana desenvolvida no Brasil no estado de Santa Catarina, é resistente a doenças e promete ser uma alternativa que proporcione retornos mais elevados aos produtores.

“Há três doenças que afetam as bananas no Brasil e no mundo, que são a Sigatoka-amarela, a Sigatoka-negra e o Mal do Panamá. A Belluna é moderadamente resistente à Sigatoka negra e muito resistente as outras duas, por isso tem uma vantagem sobre as outras variedades que há mercado ” Disse Edson Perito Amorim, chefe do programa de melhoramento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (EMBRAPA).

Este projeto começou na década de 90, quando as primeiras mudas foram recebidas para a pesquisa na região rural do Sul, no âmbito das medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para impedir a entrada do fungo denominado mal do Panamá. Este fungo causou perdas de bilhões de dólares em plantações de banana na Ásia e África. Mas, de acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados Alexei Dianese, a chegada à América era apenas uma questão de tempo.

Dianese afirma que a preocupação com essas ameaças é necessária. Segundo ele, o fungo que atinge o solo pode destruir uma plantação de banana em poucos meses, porque penetra na raiz e apodrecendo-a. Como as folhas não recebem os nutrientes, a planta morre.

“Depende da localização e variedade. Se o solo é bem drenado, pode demorar mais tempo”. Como exemplo a banana da variedade maçã, que é extremamente suscetível à doença do mal do Panamá, completaram o primeiro ano produzindo. A partir do segundo ano, quando começaram a se desenvolver, as plantas tendo alcançado 1,80 metros, apresentaram os sintomas típicos da do mal do Panamá, e em seguida morreram “, acrescentou.

Segundo a Embrapa, devido à sua resistência, a nova variedade pode ser cultivada organicamente sem o uso de pesticidas.

Referências:

/http://www.agrobio.org/noticias/brasil-desarrolla-nueva-variedad-banano-resistente-las-plagas/

Deixe uma resposta