água com limão

Água com limão: usos e seus benefícios para a saúde

Muito se tem falado dos benefícios que o hábito de beber água com limão proporciona para a saúde. Apesar do seu sabor ácido, tem um efeito alcalino no organismo, sendo um excelente purificador do sangue e ajuda a desintoxicar o organismo.

O preparo é simples, basta espremer uma ou duas bandas de limão em um copo de água (300 ml) e beber. O melhor horário para consumir a bebida é após o almoço ou jantar, pois o pH da saliva está mais neutro, e a ingestão da água com limão causará menos danos aos dentes.

Pela manhã a boca está ácida porque não teve troca de saliva enquanto se estava dormindo, então é indicado escovar os dentes ou bochechar depois de consumir a água com limão para não ficar mais ácida ainda e esperar 20 minutos para se alimentar.

Em seguida estão apresentados os benefícios deste hábito saudável, que é beber água com limão todos os dias:

Ajuda nos problemas digestivos.

A água limão tem a capacidade de ajudar a digestão e eliminar toxinas do sistema digestivo. Beber água com limão ajuda a tratar a indigestão ou a náusea além de favorecer o trato gastrointestinal e ajudar a estimular e purificar o fígado. A bebida também ajuda os ácidos gástricos a cumprirem seu papel na digestão e também ajuda na produção de saliva e ácido clorídrico, além de estimular a vesícula a produzir a bile que é importante na digestão.

Limpa e desintoxica o organismo.

A água com limão é eficiente na eliminação de toxinas do nosso corpo. É um diurético natural, o que significa que a bebida ajuda o organismo a eliminar líquidos e toxinas. O ácido cítrico também ajuda a maximizar enzimas que estimulam o fígado, que, por sua vez, tem a função de eliminar toxinas.

Equilibra o pH.

Embora os limões tenham um sabor ácido, eles realmente têm um efeito alcalinizante em nosso corpo. Manter o corpo em um estado alcalino é fundamental para uma boa saúde. Limões estão entre os alimentos mais alcalinizantes, ajudando a regular o pH do estômago.

Pele mais saudável.

Um dos motivos mais convincentes para beber água com limão é que esse hábito pode ajudar a manter a pele clara, brilhante e com menos impurezas. A vitamina C do limão pode nos ajudar a eliminar as toxinas para manter nossa pele livre de manchas e reduzir as rugas.

Estimula o sistema imunológico.

Outro benefício fabuloso de beber água com limão é que ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, consequentemente aumentando nossas defesas contra doenças. O limão ajuda na limpeza do organismo ao eliminar toxinas, como também é uma fruta rica em vitamina C aliada da imunidade.

Ajuda a perder peso.

Os limões são ricos em fibras pectina, um tipo de fibra que favorece a perda de peso.

Refresca o hálito.

O mal hálito pode ser um problema, a água com limão irá ajudar ter um hálito mais fresco alivia a dor de dente e gengivite. O ácido cítrico dos limões pode trazer malefícios para os dentes, podendo ocasionar desgastes no esmalte dos dentes. Por este motivo, é aconselhável quando for beber água com limão pela manhã escovar os dentes ou bochechar depois de bebe-la.

Estimula o cérebro e o sistema nervoso.

O limão contém muita quantidade de potássio. Os baixos níveis de potássio têm sido associados com a depressão, ansiedade ou falta de memória.

Ajuda nos problemas respiratórios.

Se alguém tem problemas respiratórios como asma ou infecções, a água com limão é a bebida ideal. A água com limão tem propriedades antibacterianas e ajuda a se livrar das infecções do tórax e alivia a tosse.

Reduz o excesso de muco.

Se alguém é um consumidor habitual de produtos lácteos, especialmente leite, provavelmente notará que tem muito muco pela manhã. Não há de se preocupar, uma vez que ao beber água com limão, irá perceber que o muco não será mais um problema.

Reduz a inflamação.

Um dos maiores benefícios de beber água com limão é que ajuda a reduzir as inflamações e alivia as irritações.

Fonte de energia.

As vitaminas e os minerais que a água com limão nos aportará ajudam a aumentar nossa energia, a razão é que eles contêm íons negativos que ajudam nosso corpo.

Fonte de potássio.

Para quem não tem o hábito de consumir bananas, e tem baixos níveis de potássio, tente beber água com limão.

Cuidados no uso de água com limão.
Apesar de trazer benefícios, a água com limão tem contraindicações, principalmente para as pessoas que têm sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter dor de cabeça, alteração na pele ou queixas gástricas. Neste caso, a bebida não é indicada, devendo-se consultar um profissional antes de consumi-la. Ver também: LIMÃO: SEU USO NA COZINHA, PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

Referências:

http://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=3556

http://ecoinventos.com

 

Deixe uma resposta