irrigação por gotejamento

Vantagens da Irrigação por gotejamento para aumentar a produtividade das culturas

A irrigação por gotejamento é um dos sistemas mais eficientes no uso da água e, aliada à fertirrigação, é uma boa alternativa para aumentar a produtividade das culturas. Com o uso desse sistema, são trazidos benefícios como irrigação uniforme, menor incidência de plantas daninhas, menor custo de mão de obra, menor impacto ao meio ambiente e uso eficiente de insumos como fertilizantes, defensivos agrícolas, entre outros.

irrigação por gotejamento

A irrigação consiste em fornecer à planta a água necessária para realizar seus processos biológicos; A água deve ser fornecida adequadamente no momento certo para que a planta faça o melhor uso dela. Atualmente os sistemas de irrigação mais utilizados são: irrigação por gravidade, irrigação por aspersão, irrigação por microaspersão e irrigação por gotejamento, sendo esta última um sistema de irrigação localizada que proporciona maior economia de água. Na irrigação por gotejamento, a tecnologia é simples, embora exija algum investimento e manutenção cuidadosa.

A irrigação por gotejamento é atualmente uma excelente opção para fazer uso eficiente de água e fertilizantes. Contudo, este sistema tem sido muito pouco utilizado nas lavouras de grãos, principalmente devido a questões de rentabilidade, pouca experiência no manejo do sistema, entre outros.

A irrigação por gotejamento alcança eficiências de até 90%, o que traz uma economia de água muito importante, já que em algumas regiões é extraída de poços profundos, o que aumenta os custos de eletricidade ou combustível.

A irrigação por gotejamento é um sistema que permite a adição de insumos (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, etc.) tornando seu uso mais eficiente, uma vez que doses menores e controladas podem ser utilizadas, reduzindo custos e o impacto no meio ambiente. É importante ressaltar que a irrigação por gotejamento pode reduzir a presença das principais ervas daninhas que ocorrem nas culturas, além de realizar seu controle pré-emergente e pós-emergente adicionando herbicidas no sistema.

A irrigação por gotejamento requer pouco trabalho e consome pouca energia. Os fertilizantes podem ser aplicados precisamente onde são realmente necessários, e a produção pode ser realizada sem preparo do solo ou usando preparo mínimo. O melhor de tudo é que nenhuma água é desperdiçada por evaporação, escoamento, filtragem profunda ou práticas de cultivo, e a uniformidade da irrigação é geralmente superior a 90%.

Outra vantagem do sistema é que os custos de produção são reduzidos exigindo menos combustível, menos mão de obra, menos fertilizantes e menos práticas de cultivo. Da mesma forma, a contaminação do solo e das águas subterrâneas é evitada, o solo é conservado e a produtividade e a qualidade do milho são aumentadas. Estudos referem que o investimento inicial no sistema de rega gota-a-gota é recuperado num período aproximado de 4 anos.

Ver também: IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO PARA ENFRENTAR A AUSÊNCIA DAS CHUVAS.

Referências:

agrosintesis.com/articulo/207

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.