uber rural

O Uber rural: uma ferramenta online para gerenciar o transporte do agronegócio

Um dos maiores desafios do agronegócio é gerenciar a logística de seus produtos. Na safra, a alta demanda e a tradicional informalidade do setor tornam os processos difíceis e lentos.  A fim de resolver as deficiências do setor e criar um sistema de transporte de grãos mais eficiente, especialistas em logística e tecnologia criaram na Argentina o Muvin App, um aplicativo móvel que permite melhorar a gestão destes produtos. O Muvin App foi lançado comercialmente no final de dezembro de 2018.

uber rural

Através deste aplicativo móvel e um painel web quem precisa transportar grãos pode encontrar os caminhões vazios disponíveis mais próximos e se conectar com os motoristas para contratação, sem intervir na taxa de frete. Além disso, esta nova ferramenta digital mostra a posição dos veículos contratados em todas as etapas da viagem.

“Muvin App é uma ferramenta de gestão logística que tem dois componentes: primeiro, um painel Web utilizado pelos fornecedores de carga – produtores, comerciantes e exportadores – e em segundo lugar um aplicativo móvel usado pelos motoristas de caminhão, que serve para conectar e gerenciar todos os movimentos de frete de grãos “, explicou em entrevista ao Clarín Eloy Vera, especialista em logística e CEO da empresa.

Os fornecedores de carga podem entrar na plataforma via web e visualizar os caminhões vazios disponíveis mais próximos, isto porque a posição dos motoristas do aplicativo está georreferenciada. Por sua vez, os motoristas podem receber solicitações de viagem que minimizam os quilômetros que eles teriam que viajar vazios e que, de outra forma, não estariam disponíveis para eles.

“A partir da visualização dos caminhões vazios no painel, o fornecedor de carga pode interagir com o motorista para apresentar a viagem concreta por mensagem de texto ou WhatsApp. Quando a viagem for confirmada, o fornecedor possibilita a partir do painel, para que o motorista visualize todos os dados relacionados à viagem: local de carregamento, mapa de como chegar e local de destino “, acrescenta.

Uma vez que a carga é disponibilizada, é possível ter rastreabilidade e monitoramento em todas as etapas da viagem: Se o caminhão chegou para carregar no campo, acompanhar em um ponto no trânsito, se já chegou ao destino ou se tem algum problema no destino para descarregar. O motorista pode interagir com notícias da viagem: informar se teve uma rejeição, se teve um desvio, se teve um problema operacional, para que o cliente faça gestão e o caminhão seja liberado. Deve-se destacar que, hoje, isso é feito à mão, por telefone.

A ferramenta não precisa de instalação, funciona totalmente via web, pois é montada na nuvem (hospedada no Amazon Web Services) e não precisa de nenhum hardware especial. Os motoristas precisam de um smartphone para baixar o aplicativo, mas isso não é um obstáculo. “Fizemos uma estatística e mais de 90% dos motoristas têm”, disse Vera.

Muvin App é totalmente gratuito para os motoristas e um mês após o seu lançamento já existem mais de 2.000 cadastrados no aplicativo. Enquanto isso, os clientes que pagam pela carga pagam uma assinatura mensal fixa que, dependendo do seu tamanho, tem taxas diferentes.

O Muvin APP “Otimiza os tempos de chamadas, otimiza quilômetros de viagens de caminhões e ganhos de eficiência de ambos os lados, do cliente e da transportadora”, afirmou o CEO da empresa.

Ver também: UBER RURAL: ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO.

Referências:

https://www.iproup.com

https://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=11621

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.