Lavrar o solo e a alternativa do plantio direto
Quando se trata de preparo do solo, deve-se escolher e dimensionar o equipamento certo e observar a umidade para não prejudicar o solo, provocando o aumento da erosão em áreas mal drenadas. Outra alternativa é o plantio direto, o qual diminui o impacto das máquinas agrícolas.
Em campos mal drenados durante ocorrências de chuva excessiva podem desenvolver a erosão do solo e evasão dos nutrientes. Em campos susceptíveis à erosão, os fertilizantes aplicados na superfície também podem ser vulneráveis a deslocamentos do local aplicado.
O preparo do solo rompe os macros poros, permitindo que o solo absorva a água e os nutrientes antes de atingir a drenagem subterrânea. A drenagem subterrânea aumenta a infiltração de água e, portanto, reduz os eventos de escoamento superficial.
Quando o preparo do solo deixa pouco resíduo na superfície, pode facilitar a perda de água e nutrientes. Portanto, plantar direto na palha da cultura anterior, deixa mais resíduo no local, diminuindo a perda de solo.
O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto das máquinas agrícolas sobre o mesmo. A utilização do plantio direto no lugar dos métodos convencionais tem aumentado significativamente nos últimos anos. Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a erosão.
O sistema de plantio direto é uma alternativa prática que traz um conjunto de benefícios para a conservação do solo e para as culturas. O sistema de plantio direto também cria uma melhor infiltração de água, o que geralmente é creditado a macro poros de minhocas e raízes em decomposição.
A abordagem dos agricultores quanto ao preparo do solo, drenagem superficial e aplicação de fertilizantes é influenciada pelo layout do campo e tipo de solo. A compreensão de cada campo, a observação do movimento da água em eventos de chuva forte e o ajuste das práticas de manejo para atender a quaisquer preocupações precisam ser analisadas.
Referências:
https://www.canr.msu.edu/news/to_till_or_not_to_till
Deixe uma resposta