frutas-diabéticos

Frutas admitidas na alimentação dos diabéticos

Um dos principais desafios da população diabética é o seu bom controle da alimentação. Embora existam alimentos mais recomendados do que outros, frutas e vegetais não podem faltar e está até provado que há exemplos que ajudam muito a manter o nível de açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável.

Na verdade, é hora de romper com a crença de que frutas não são um alimento seguro para diabéticos, é um mito que tem sido desmascarado várias vezes. De acordo com informações divulgadas pela American Diabetes Association (ADA), existem muitos tipos de frutas que são carregadas com vitaminas e minerais que são benéficos para o controle do diabetes. Além disso, algumas variantes são conspícuas por seu alto teor de fibra, de fato, há dados revelados pela Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan em que os benefícios da fibra como um nutriente dos mais poderosos para regular os níveis de açúcar em sangue e diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A fibra desempenha um papel fundamental, uma vez que está relacionada com benefícios na saúde digestiva e intestinal, promove a sensação de saciedade e interrompe as ânsias. A verdade é que manter um peso saudável é um fator chave para aumentar a sensibilidade à insulina e ajudar a controlar o diabetes.

Com esses benefícios, provavelmente está se perguntando como escolher as melhores frutas para a nutrição do diabético? O primeiro e mais importante é optar pelo consumo de frutas inteiras (esqueça os sucos), entre as melhores alternativas estão berries, frutas cítricas, damascos e sim, até maçãs, podem ser extraordinários para regular a glicose e beneficiar saúde em geral, pois estão relacionadas a qualidades para combater inflamações, normalizar a pressão arterial e muito mais. A verdade é que, como acontece com qualquer alimento da dieta para diabetes, o principal fator é contar os carboidratos e monitorar os alimentos que ingerimos ao longo do dia. Além disso, é claro, o tamanho das porções é fundamental.

A lista das melhores frutas para diabéticos:
  1. Berries

frutas-diabéticos

Um tesouro em antioxidantes e fibras, são refrescantes e lutam contra todos os tipos de doenças. Opte por integrar mirtilos, morangos, framboesas e amoras em sua dieta diária. O melhor de tudo é que eles têm muito poucas calorias e carboidratos, por exemplo, uma xícara de mirtilos fornece 84 calorias e 21 gramas de carboidratos. Um grande benefício é que eles são muito versáteis e, portanto, é extremamente fácil integrá-los na dieta.

  1. Cerejas

cereja-frutas-diabéticos

Esta fruta pode ser consumida por diabéticos, já que tem baixo índice glicémico e previne a pré-diabetes. As cerejas azedas ajudam a combater a inflamação. Ao mesmo tempo que são os mais leves, uma xícara de cerejas tem 52 calorias e 12,5 g de carboidratos, segundo o USDA. Eles também estão cheios de antioxidantes, que podem ajudar a combater doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

  1. Pêssegos

pêssegos-frutas-diabéticos

Ajuda no controle do diabetes e obesidade: essa suculenta fruta tem compostos bioativos que podem lutar contra o diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade. Os pêssegos são doces, suculentos e um tesouro nutricional. Eles estão relacionados a um alto teor de potássio, que estimula o metabolismo. Um pêssego médio contém 59 calorias e 14 g de carboidratos, de acordo com o USDA. Ele também tem 10 miligramas (mg) de vitamina C, que cobre 11% do seu valor diário (DV) para esse nutriente, e 285 mg de potássio.

  1. Damascos

damascos-frutas-diabéticos

Uma das frutas mais clássicas do verão e uma adição maravilhosa a qualquer plano alimentar para diabetes. Um damasco contém apenas 17 calorias e 4 g de carboidratos, de acordo com o USDA. Ao mesmo tempo, eles brilham por seu conteúdo de vitamina A e fibras.

5 Maçãs

maça-frutas-diabéticos

Eles são considerados um dos alimentos mais saudáveis do planeta e popularmente eleito uma boa opção para diabéticos. São um lanche rápido rico em fibras, que beneficia a digestão e o trânsito intestinal, de forma que promovem a eliminação de tudo que o corpo não necessita. Portanto, uma maçã de tamanho médio é uma excelente opção de fruta, com apenas 95 calorias e 25 g de carboidratos, observa o USDA.

  1. Laranjas

laranja-frutas-diabéticos

É bem sabido que as laranjas são as rainhas da vitamina C, com apenas consumindo uma peça você terá 8% das necessidades diárias (há 70 mg de C em uma fruta média). Ao mesmo tempo, são suculentos, refrescantes e muito leves. Uma peça contém 62 calorias e apenas 15 g de carboidratos, segundo o USDA. Outra de suas grandes qualidades está relacionada ao alto teor de ácido fólico e potássio, graças aos quais são um grande aliado para normalizar a pressão arterial.

  1. Peras

pêra-frutas-diabéticos

As peras muitas vezes passam despercebidas em muitas ocasiões, no entanto, são um tesouro nutricional. Eles são uma fonte extraordinária de fibra, pois fornecem cerca de 20% das necessidades diárias de acordo com a informação divulgado pelo USDA. Eles também brilham por seu grande conteúdo de vitamina K.

  1. Kiwi

kiwi-frutas-diabéticos

O kiwi é uma das frutas mais exóticas que existem, se destacam pelo imbatível teor de potássio, fibras e vitamina C. Segundo o USDA, o kiwi é uma das frutas mais potentes por conter 215 mg de potássio, 64 mg de vitamina C e 2 g de fibra. O melhor de tudo é que um kiwi médio fornece cerca de 42 calorias e 10 g de carboidratos, o que o torna uma adição inteligente à dieta para diabéticos.

Mesmo diante da indicação de frutas para diabéticos,  é recomendado para as pessoas pré-diabéticas ou diabéticas, seguirem uma dieta recomendada pelos profissionais da área de saúde.

Ver também: AS SEIS FRUTAS COM MENOS CALORIAS PARA CONSUMO DIÁRIO.

Referências:

https://agroalimentando.com/nota/13532

2 comentários em “Frutas admitidas na alimentação dos diabéticos”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.