Cultivar plantas em vasos

Em espaços limitados, cultivar plantas em vasos parece estar mais presente. Os vasos são recipientes que permitem desfrutar do cultivo de plantas em vários locais. Falta de local para colocar as plantas não é mais motivo para não poder desfrutar dos simples prazeres da jardinagem.

A jardinagem em vasos permite criar jardins especiais em várias situações. As plantas em vasos estão surgindo nas casas e varandas dos edifícios. É como uma forma de arte onde a admiração pela jardinagem não diminui, cria mais espaço com o cultivo de plantas em vasos.

Os jardins em vasos podem mudar toda a aparência de uma paisagem. Mesmo quando há amplo espaço para jardinar no solo, recipientes bem posicionados no jardim podem fornecer mudanças sazonais fáceis de conseguir, bem como paisagismo ousado.

Com recipientes apropriados e manuseio adequado, diversas plantas que possa ser cultivada diretamente no solo pode ser cultivada em recipientes. Os jardins aparecem em floreiras, varandas e vasos decorativos cheios de flores, hortaliças e ervas medicinais.

Tipos de vasos.

Existem vários tipos de recipientes que podem ser usados para o cultivo das plantas. É importante usar recipientes que possam acomodar as raízes dos vegetais, pois os vegetais variam em tamanho e profundidade de enraizamento.

A maioria dos vegetais cultivados em jardins e quintais pode ser cultivada em vasos. O diâmetro e a profundidade do recipiente devam ser considerados ao selecionar quais vegetais serão cultivados.

A escolha do jarro e das plantas devem atender aos objetivos pretendidos ao realçar a paisagem ou fornecer vegetais ou frutas para o consumo. Os vasos além do solo devem conter furos em sua base para drenar o excesso de água para um crescimento adequado das plantas, devendo fornecer espaço para acomodar o solo e as raízes.

As plantas maiores podem exigir materiais de vaso mais pesados e resistentes para evitar que o vaso tombe ou que as raízes quebrem o vaso.

tipos de vasos

O material do jarro afetará a aparência do jardim e sua manutenção. Há várias opções de materiais e acabamentos de vasos, cimento, argila, metal, plástico, pedra cerâmica, madeira e outros materiais. O material poroso perderá água mais rapidamente do que os materiais não porosos.

Meio de cultivo.

Os solos para vasos precisam ser bem arejados e drenados, ao mesmo tempo que são capazes de reter umidade suficiente para o crescimento das plantas.

No preparo do solo é aconselhável usar uma das misturas de solos leves, livres de contaminação, sem sementes de ervas daninhas e ter uma boa drenagem. As formações dos solos para vasos contêm nutrientes para plantas. Com o seu uso vai necessitar a adição de fertilizantes.

Os solos para vasos são modificados de alguma forma para garantir drenagem e aeração adequadas. Esses solos são muitas vezes compostos de vários componentes, como areia vegetal, barro, esterco de curral, podendo conter também vermiculita, casca, fibra de coco (cascas de coco moídas) em uma variedade de formatos, dependendo da fabricação e do tipo de material vegetal que está sendo cultivado.

Ao encher recipientes com o solo, deve-se deixar um espaço de cerca de 2,5 cm entre o topo do solo e a borda do vaso. Isso ajudará a regar o vaso com mais facilidade, pois fornece um local para evitar que a água da irrigação escorra pela borda.

Para vasos muito grandes pode ser adicionado no fundo do jarro algo para ocupar espaço como pedras de argila expandida. Muitos outros produtos podem ser utilizados, capaz de ocupar espaço.

Pode ser preenchido cerca de um quarto do fundo do recipiente com esse material, permitindo a passagem da água, e ainda há amplo espaço para o crescimento das raízes.

Luz e Temperatura.

A luz e a temperatura são fatores ambientais essenciais para o sucesso do cultivo e manutenção das plantas, quer estejam no solo ou em recipientes. Os vasos podem ser movidos para manter as condições desejadas para desenvolvimento das plantas. É importante conhecer as condições preferidas para as plantas, as que precisam de longos dias de sol devem ser colocadas nos locais mais ensolarados ou outras de folhas grandes que podem queimar sob luz forte.

Escolha das plantas.

Ao fazer uma lista de plantas para um jarro, pode ser flores, hortaliças e ervas medicinais. Deve ser verificado os requisitos de umidade, solo e luz de cada uma das diferentes plantas ao serem adaptadas aos diversos ambientes.

Na hora de escolher as plantas, considere a altura final do plantio em relação à altura do recipiente. Visualmente, uma proporção agradável é de um terço do recipiente para dois terços da altura da planta.

plantas em vasos

Os vegetais adequados para jardinagem em recipientes são aqueles que requerem espaços pequenos, geralmente exigem cerca de seis horas de sol por dia e sombra parcial. A maioria dos vegetais frutíferos requerem pleno sol.

Estaqueamento.

O estaqueamento depende do hábito de crescimento da planta. Alguns tipos de vegetais como o tomate podem precisar de estacas devido ao seu hábito de crescimento.

Aplicação de fertilizantes.

As plantas cultivadas em recipientes requerem fertilização mais frequente do que as plantas cultivadas no campo devido ao espaço limitado dentro do recipiente para a extração de nutrientes. Os fertilizantes podem ser misturados com o meio de cultivo antes de encher o recipiente e também podem ser aplicados como solução nutritiva.

A escolha da análise de fertilizantes dependerá dos tipos de plantas que você está cultivando. Fontes com alto teor de nitrogênio seriam boas para plantas cultivadas por sua folhagem, enquanto flores e hortaliças prefeririam tipos com baixo teor de nitrogênio e alto teor de fósforo.

Regas das plantas.

As necessidades de água variam conforme a espécie de planta. Os ventos e o calor farão com que as plantas sequem mais rapidamente, necessitando de rega com mais frequência. Para o mesmo número e tipo de plantas a frequência da rega, os vasos maiores precisam de rega menos frequente do que os vasos mais pequenos. Sempre regar as plantas quando o solo estiver seco.

A drenagem é fundamental para a saúde das plantas. Um buraco no fundo do recipiente permite que a água do solo seja drenada livremente para que o ar adequado esteja disponível para as raízes. Embora vários tipos de plantas tenham necessidades de drenagem diferentes, poucas conseguem tolerar ficar em água estagnada. Raízes saudáveis significam plantas mais saudáveis.

Há sistema de rega automático para vasos de plantas através do sistema de irrigação por gotejamento. Irriga automaticamente, vasos ou plantas do jardim por vários dias, quando se estiver afastado nas férias, feriado ou viagem.

irrigação em vasos

Controle de pragas e doenças.

Os vegetais cultivados em recipientes podem ser atacados por pragas e doenças. Deve ser inspecionado as plantas periodicamente em busca de pragas de insetos que comumente atacam vegetais e ervas, como pulgões, ácaros e moscas brancas. A rega excessiva das plantas pode causar doenças. Deve ser removida as folhas mortas ou doentes.

Para o controle das doenças e pragas deve-se destruir as plantas infectadas por insetos e fungos para reduzir o risco de transmitirem a praga e doença a outras plantas.

Deve-se manter as plantas saudáveis através de uma irrigação e adubação adequada, além de limitar os danos causados pelos insetos. Colocar as plantas em local adequado de iluminação com boa circulação de ar. Evitar áreas úmidas e sombreadas. Certificar-se que o solo drena bem e não há excesso de umidade. Evitar regas em excesso, seca e fertilização excessiva.

Cestos suspensos.

Cestos suspensos são recipientes suspensos no alto. São ótimos para dar a ilusão de diminuir a altura de espaços muito altos e causar grande impacto visual.

Quanto à escolha do recipiente existem basicamente três: plástico sólido, madeira e arame. Existem também cestos com forros pré-formados feitos de fibra de coco.

vasos suspensos

Um dos principais problemas de manutenção dos cestos suspensos é a rega. Tanto os cestos sólidos como especialmente os cestos forrados de musgo secam rapidamente.

Ver também: Minha Horta: Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios.

https://al-sergioonofre.kpages.online/minha-horta-como-cultivar-hortalicas-em-casa-e-obter-seus-beneficios-5c29590e-6f63-4d3e-907a-122ab343b7ef

Referências:

https://web.extension.illinois.edu/containergardening/default.cfm

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.