abelhas, pássaros e borboletas

A importância dos pássaros, abelhas e borboletas para a agricultura

Os pássaros, as abelhas e as borboletas ajudam a produzir nossos alimentos e fibras. Esses polinizadores beneficiam as florestas e fazendas produtivas. Ao ajudar as plantas a se reproduzirem, os polinizadores como as abelhas contribuem em serviços ecológicos.

pássaros, abelhas e borboletas

 

Como as sementes são feitas

Beija-flores ziguezagueiam pelo ar para saborear o néctar das flores frescas, enquanto abelhas e borboletas pairam sobre as plantações agrícolas. Até besouros, formigas e morcegos entram em ação, comendo uma cornucópia de pólen rico em proteínas.

Em troca de uma refeição deliciosa, esses animais ajudam as plantas a se reproduzirem movendo o pólen entre as partes masculina (antera) e feminina (estigma) de uma flor. Este ato de polinização é o primeiro passo na geração de sementes, que dão origem a novas plantas.

As plantas com flores evoluíram com os polinizadores para atrair espécies específicas: as borboletas são atraídas por flores vermelhas, alaranjadas e roxas com cheiro doce, enquanto moscas e besouros são atraídos por flores brancas ou verdes com cheiro levemente podre.

Os polinizadores agregam valor para as pessoas e a vida selvagem

Mais de 80% das plantas com flores do mundo precisam de um polinizador para se reproduzir; e também precisamos de polinizadores, já que a maior parte de nossa comida vem de plantas com flores. Uma em cada três mordidas de nossa comida, incluindo frutas, vegetais, chocolate, café, nozes e especiarias, é criada com a ajuda de polinizadores.

Os polinizadores também são uma parte fundamental da cadeia alimentar. Insetos, como mariposas, alimentam as aves, assim como répteis, anfíbios e mamíferos. Além disso, os polinizadores contribuem para solos saudáveis e água limpa, promovendo comunidades de plantas robustas.

A situação dos polinizadores

Infelizmente, as populações de abelhas têm caído de, assim como as populações de muitas outras espécies de polinizadores. A perda desses polinizadores provavelmente se deve à diminuição do habitat, doenças, parasitas e contaminantes ambientais.

Os produtores podem ajudar os polinizadores a se recuperarem.

Os agricultores, pecuaristas e silvicultores podem ajudar a aumentar as populações de polinizadores – e seus resultados financeiros – por meio de uma variedade de práticas agrícolas sustentáveis gerando plantas e um habitat saudável para a vida selvagem que dos polinizadores nativos.

Ver também: AS ABELHAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A AGRICULTURA.

Referências:

https://www.farmers.gov/blog/value-birds-and-bees?utm_campaign=pollinators&utm_medium=email&utm_source=govdelivery

Um comentário em “A importância dos pássaros, abelhas e borboletas para a agricultura”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.