Apesar do fornecimento de um local limpo e agradável para as galinhas depositarem os ovos, há com frequência a ocorrência de alguns ovos sujos. Para os criadores de galinhas preocupados com a higiene e não querendo fornecer ovos sujos, ou armazena-los em situações que possam contaminar outros alimentos, isso traz a questão: limpar ou não limpar os ovos e se sim, qual a melhor forma de fazer a limpeza e armazenamento de ovos.
A melhor maneira de resolver o problema do ovo sujo é evitar que isso aconteça. Para isso:
- Deve certificar se de que os ninhos estejam cheios de palha, aparas ou outros materiais. Deve-se remover o material sujo e os excrementos com frequência.
- Com exceção das galinhas chocas, não permitir que as aves durmam nos ninhos. Certifique-se de que os poleiros para as aves dormir sejam colocados mais altos do que os ninhos no galinheiro.
- Reduzir a sujeira e a lama no galinheiro ao mínimo. Galinhas com os pés sujos que frequentam os ninhos para botar ovos vão desorganizar as caixas e os ovos que já estejam lá dentro.
Se, apesar desses cuidados, e eventualmente encontrar ovos sujos e quiser limpá-lo, deve-se preferivelmente dar um leve polimento na casca do ovo com um pano de limpeza abrasivo (mantenha um pano especial apenas para esse fim).
Se o ovo estiver muito sujo, por exemplo, se um ovo quebrou no ninho e os ovos intactos estiverem, manchados, deve-se lavar os ovos em água corrente morna. A água morna, fará com que o conteúdo se expanda, impedindo a entrada de bactérias. Não mergulhe os ovos na água e, após a lavagem, guarde-os em local fresco, de preferência na geladeira, e use-os antes de ovos limpos e não lavados. Não é necessário usar sabão, alvejante, vinagre ou qualquer outro material de limpeza ao lavar os ovos.
Ver também: CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRA.
Referências: https://www.backyardchickens.com/articles/cleaning-and-storing-fresh-eggs.66816/