A irrigação por gotejamento para jardins, jarros e hortas urbanas proporciona diversas vantagens, destacando-se a economia de água, ao dosar a quantidade correta de água de acordo com as necessidades das plantas, a prevenção do encharcamento e da proliferação de mosquitos, além de possibilitar a sua ausência durante suas viagens.
Durante o ano, é comum que muitos de nós estejamos ausentes de casa por alguns dias, semanas ou meses por diferentes motivos. Para mantermos as plantas interiores e exteriores em condições ótimas durante o tempo que estejamos viajando, a irrigação por gotejamento permite regular o fluxo de água fornecendo a quantidade certa que cada tipo de planta precisa.
Este método simples de irrigação não precisa de energia, e as plantas permanecerão sendo regadas nas mesmas condições habituais. é necessário apenas regular o fluxo para fornecer a água necessária para as plantas, dependendo do tamanho e das necessidades
A seguir segue algumas sugestões de irrigação por gotejamento fácil de fazer e que poderá ser implantado de acordo com a sua escolha e disponibilidade.
-
Sistema de irrigação por gotejamento com parafusos
Um segundo método de irrigação por gotejamento caseiro seria em preencher uma garrafa com água, fechá-la bem com uma rolha e fazer um pequeno orifício com um parafuso e deixam o próprio parafuso como dosificador. A garrafa seria colocada diretamente de cabeça para baixo no solo, ou pendurada de cabeça para baixo em cima da planta.
-
Sistema de irrigação por evaporação-condensação:
O terceiro método de irrigação caseiro seria baseado em um sistema de evaporação-condensação, também conhecido como “gotejamento solar”. É tão simples como aproveitar a metade inferior de uma garrafa como um recipiente para água e a metade superior de outra garrafa maior ou uma garrafa que lhe faça de coberta ou estufa. Quando o sol aquece o conjunto, parte da água no recipiente se evapora e o vapor de água ao esfriar contra as paredes da garrafa que cobre o conjunto, pinga e rega o solo abaixo.
-
Irrigação por gotejamento através de estacas gotejadoras
Como recipiente de água, podemos usar qualquer garrafa de plástico. A primeira coisa que temos que fazer é fazer com um pequeno prego furo no fundo da garrafa para servir como suspiro para entrar o ar na medida em que a água for gotejando.
Em seguida, introduzimos os gotejadores reguláveis na garrafa e regulamos o conta-gotas, dependendo da planta a ser irrigada, girando a parte superior do acessório até que a flecha seja colocada na frente do número de fluxo desejado.
Nas lojas de produtos agropecuários ou na internet encontramos para venda gotejadores reguláveis para garrafas pet.
-
Kit completo de irrigação por gotejamento.
No mercado em lojas de produtos agropecuários e através da internet pode ser adquirido um kit completo para irrigação por gotejamento. É de fácil instalação, basta seguir o manual, conectar na torneira e conectar a mangueira.
É de fácil montagem e prático para rega programada, promovendo economia de água.
Possui um temporizador eletrônico para irrigação, é uma maneira simples de automatizar a rega do jardim ou horta. Com ele é possível predefinir a frequência (diária, dia sim/dia não, dois em dois dias ou semanal) e o tempo da irrigação.
Considerações finais sobre as vantagens do sistema caseiro de irrigação por gotejamento.
- Adaptação completa às necessidades de cada planta e espécie.
- Sem problemas com plantas encharcadas.
- Economia de água. Nenhuma gota é desperdiçada.
- Cuidados ambientais: Não há consumo de energia ou perdas de fluxo de água.
- Perfeito para todos os tipos de plantas e horticultura.
- Projetado e fabricado por um especialista em jardinagem e paisagismo.
De agora em diante, não teremos que nos preocupar com as plantas, nas nossas ausências. Este sistema irá cuidar da água, gota a gota, por vários dias.
Para quem deseja cultivar uma horta em casa pode-se obter além dos próprios vegetais muitos outros benefícios: ajuda a descontrair; cria espaços verdes; fornece as hortaliças, flores ou plantas medicinais que costumamos comprar no mercado, além de se ter uma dieta com mais vegetais e proporcionar uma ajuda à economia familiar. Qualquer espaço é válido: no quintal, varanda ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, plantas ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis.
O livro “Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”, fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros; e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.