irrigação de luz

Irrigação de luz via pivô central aumenta a produção em até 70%

A iniciativa da irrigação de luz está localizada no cerrado brasileiro da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em uma área irrigada via pivô central de 100 ha. O grupo Celeiro, atualmente denominado Fienile, formado por produtores, pesquisadores e empreendedores com vasta experiência em cultivos agrícolas, transformou ideias e experimentos validados pela produção indoor.

Com propósito social, ambiental e econômico alinhados, o grupo detém a criação e a execução do primeiro pivô central com iluminação artificial do mundo, uma inovação outdoor com resultados altamente expressivos.

O pacote tecnológico propõe um manejo agrícola sustentável com foco em alta produtividade. O objetivo central da irrigação de luz é ampliar o fotoperíodo das plantas, com isso não limitar o potencial produtivo das culturas à disponibilidade de luz natural. O grupo é pioneiro nesses estudos e estará contribuindo com a agricultura nacional para alcançar produtividades inesperadas quando comparadas a cultivos tradicionais, indicando o grande potencial desse processo produtivo e estabelecendo os caminhos da nova agricultura.

Está sendo proposta e praticada a suplementação luminosa do cultivo agrícola por meio da instalação de painéis de iluminação artificial de alta eficiência (Light Emitting Diode) em pivôs de irrigação. Esta proposta, desenvolvida pelo Grupo Fienile, permite não só irrigar água no sentido convencional, mas também irrigar luz sobre toda a lavoura de uma forma completamente controlável.

Com apenas 40 dias de irrigação artificial de luz durante a noite – e durante o dia em períodos nublados – durante a florada e início do enchimento de grãos já foram projetados acréscimos de aproximadamente 66% na produção da soja, indo de cerca de 71 sc ha-1 (padrão da fazenda) para até 118 sc ha-1 no tratamento onde foi adicionada a iluminação artificial ao padrão da fazenda (safra 2019/20).

A pesquisa avança.

As pesquisam estão caminhando para a validação de um amplo espectro de culturas.

São 14 culturas em campo neste momento. O objetivo é estudar o comportamento em diferentes condições de iluminação artificial.

As experimentações englobam todas as variáveis necessárias para compor os melhores resultados, em busca dos momentos ideais de suplementação luminosa e melhores práticas no manejo da adubação. Compreender os períodos e as intensidades luminosas é de extrema importância para validarmos com precisão os fatores de sucesso dessa tecnologia.

O grande foco do aperfeiçoamento é o manejo ideal para cada cultura. Diferentes adubos organominerais e foliares estão em campo para compor a performance.

Vamos validar a maior gleba de cultivos e consolidar os resultados expressivos que obtivemos na soja, no milho e no feijão com a suplementação luminosa.

A tecnologia IRRILUCE não tem contraindicações, uma vez que todas as plantas demandam iluminação para realizar seus processos metabólicos. No entanto, compreendemos que cada uma delas exige momentos e quantidades diferentes de luz. Outra variável em teste da irrigação de luz é a qualidade das luminárias. Testes de montagem, colorações, disposição e materiais que resistam ao cultivo aberto estão sendo considerados. Detemos uma tecnologia multidisciplinar, inovadora, que abrirá novos mercados no mundo agrícola.

Esse processo inovador de produção agrícola hoje está resguardado pelo direito de propriedade intelectual do Grupo Fienile®, que não tem apresentado restrições potenciais para qualquer cultura agrícola, podendo ser, e será, amplamente aplicado nas diversas áreas produtivas, visto que a implementação do processo produtivo é tecnicamente comprovada e contribuirá potencialmente para mitigar os efeitos da falta de alimento em escala mundial.

Ver também: AGRICULTURA VERTICAL: O MILIONÁRIO NEGÓCIO DE FRUTAS E LEGUMES QUE CRESCE NAS CIDADES.

Referências:

https://www.grupofienile.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.