Horta urbana: como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios
No passado as comunidades costumavam cultivar regularmente ervas medicinais, legumes e hortaliças diversas em hortas urbanas caseiras. Na sociedade atual mais mercantilista o grande fornecedor das diversas ervas, legumes e hortaliças são os supermercados, lojas especializadas e as feiras livres. Porém, em nome da sustentabilidade e outros benefícios, atualmente por diversas razões se tem dado ênfase a horta urbana para o cultivo de diversos vegetais em casa.
Em algumas cidades em vários continentes do mundo se têm criado legislações que incentivam o cultivo de vegetação em casa, a exemplo, do Canadá, Alemanha, Dinamarca, Suíça e México. Todos esses países possuem alguma legislação que incentiva o cultivo de vegetais em casa por diversos benefícios: consumo doméstico de vegetais frescos e isentos de produtos químicos; absorção das enxurradas pelas hortas; redução da temperatura urbana; atenuação das mudanças bruscas de temperatura e melhoria da qualidade do ar nas cidades.
Atualmente cada vez mais pessoas decidem fazer em sua casa uma horta para cultivar plantas que possa ser usada na alimentação cotidiana; são vegetais, legumes, plantas aromáticas e medicinais, frutas, flores e brotos.
A mensagem é ser mais sustentável e reduzir o desperdício – é a necessidade de tentar educar e mudar hábitos. Também se pode produzir nos próprios quintais vegetais de boa qualidade para o consumo próprio à preços mais baixos, além da ocupação do tempo com uma atividade produtiva.
Qualquer espaço é válido para explorar e cultivar as hortaliças que costumamos comprar no supermercado, feiras livres ou lojas especializadas. No quintal, varanda, ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, arbustos, árvores ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis.
-
Benefícios de uma horta urbana.
Ao se efetivar uma horta urbana pode-se obter além dos nossos próprios vegetais muitas outras vantagens: Ajuda a descontrair e relaxar do trabalho diário; Cria mais espaços verdes contribuindo para melhorar o ambiente das cidades; Se obtém alimentos de qualidade cultivados da forma mais ambientalmente possível; Tem-se a satisfação de sermos capaz de termos semeado, acompanhamos o desenvolvimento das plantas e colhemos o produto; Tem-se o prazer em proporcionar educação ambiental as crianças ao conviverem em um meio mais ecológico além de se ter uma dieta com mais vegetais; e por fim proporciona uma ajuda à economia familiar.
-
Alguns cuidados a observar na implantação de uma horta urbana.
Para um desenvolvimento pleno das plantas e uma boa produção, alguns fatores técnicos deverão ser observados na condução das hortaliças, tais como escolha do terreno, preparo do solo, adubação, irrigação, tratos culturais e tratos fitossanitários.
-
Como começar uma horta urbana.
Ao concretizar a implantação de uma horta urbana podemos iniciar com as hortaliças de menor porte e que sejas fácies de cultivar como tomate, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, manjericão, espinafre, rúcula, pimentão, pimenta, gengibre, alho e brócolis. Todos estes vegetais podem crescer relativamente fácil e rápido em casa.
Para quem deseja cultivar uma horta em casa pode-se obter além dos próprios vegetais muitos outros benefícios: ajuda a descontrair; cria espaços verdes; fornece as hortaliças, flores ou plantas medicinais que costumamos comprar no mercado, além de se ter uma dieta com mais vegetais e proporcionar uma ajuda à economia familiar. Qualquer espaço é válido: no quintal, varanda ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, plantas ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis.
O livro “Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”, fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros; e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.
3 comments