benefícios em comer frutas

Benefícios em comer muita fruta

A fruta tem sido uma fonte recomendada de calorias, fibras e uma série de nutrientes. Estudos realizados em várias partes do mundo, tem apresentado vários benefícios para saúde atribuído ao consumo de frutas e vegetais.

O aumento do consumo de frutas e vegetais foi analisado em relação a:

  • Doença isquêmica do coração: cada aumento de 200g no consumo reduz o risco em 8%, principalmente com fontes de vitamina C, e com maçãs ou peras, sucos de frutas, vegetais de folhas verdes, cenoura e batata-doce.
  • AVC: risco reduzido em 16% por aumento de 200g no consumo, particularmente maçãs ou peras, frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e picles de vegetais.
  • Doença cardiovascular em geral: redução de 8% por aumento de 200g, especialmente com maçãs ou peras, frutas cítricas, cenouras, vegetais de folhas verdes e outros vegetais fora da família das crucíferas (Brassica).
  • Cancros: redução de 3% por aumento de 200g, em particular com vegetais crucíferos, e com aumentos até 600g por dia.
  • Mortalidade por todas as causas juntas: redução de 10% por aumento de 200g, especialmente com maçãs ou peras, frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais de todos os tipos e batatas.

Comer mais frutas e vegetais não é uma varinha mágica para fazer a doença desaparecer. É provável que se tenha uma vida mais longa e mais saudável do quem não o faz. Certamente é uma das melhores maneiras de fazer sua alimentação trabalhar a favor da saúde e não contra, e também se manter fisicamente ativo e não consumir coisas nocivas, como fumo, álcool e outras toxinas.

Comer frutas frescas é até útil na prevenção do diabetes mellitus, bem como na redução do risco de algumas pequenas complicações vasculares do diabetes, como doença renal ou retinopatia diabética, além de um risco menor de diabetes tipo 2. Maçãs e peras são preferidas por causa de seu baixo índice glicêmico (IG) e liberação prolongada e lenta de açúcar no sangue. Bananas, uvas e frutas tropicais têm um IG mais alto em comparação.

O padrão global é sombrio, com poucas pessoas comendo frutas como parte regular de sua dieta.

Benefícios para a saúde

A fruta faz muitos benefícios para o corpo:

  • Reduz o peso e previne o ganho de peso;
  • Reduz o risco de doenças provocadas pela obesidade, como diabetes mellitus e doenças cardíacas. Os efeitos protetores aumentam à medida que aumenta o consumo de frutas;
  • Contribui para pressão arterial mais baixa;
  • Contribui para níveis de glicose no sangue mais baixos;
  • Previne a dislipidemia;
  • Reduz a taxa de mortalidade por todas as causas.

Como a fruta reduz o peso corporal?

Muitos mecanismos têm sido sugeridos para o efeito antiobesidade através do consumo de frutas:

  • Ingestão calórica reduzida devido ao baixo teor de gordura e ao alto teor de água e fibras da maioria das frutas;
  • Produção de uma sensação de plenitude, que reduz a ingestão geral de alimentos e a frequência das refeições, pela gelificação da fibra dietética no intestino e o processo de digestão prolongado da fruta, significa que os receptores de saciedade são ocupados por mais tempo;
  • Fornecendo micronutrientes e vitaminas, que estão negativamente associados ao ganho de peso, reduzindo a expressão gênica em relação à produção e maturação das células adiposas;
  • Fitoquímicos como resveratrol, proantocianidinas, catequinas, ácido cafeico e similares, que são potentes antioxidantes e suprimem a formação de células adiposas e o armazenamento de gordura;
  • A fibra de fruta não digerida fornece um substrato vital para a microbiota intestinal se alimentar, para produzir mudanças nas proporções relativas de vários grupos bacterianos, aumentando o número de Bacteroides e Actinobacteria (abundantes em pessoas magras), mas reduzindo Firmicutes e Proteobacteria que são encontrados em indivíduos obesos.

Atuando por meio dessas inúmeras vias, a fruta consegue reduzir a ingestão total de energia e manter a saciedade, o que, por sua vez, leva a uma redução dos estoques de gordura por sua utilização no corpo para as necessidades diárias de energia e metabolismo, e assim reduz a massa corporal. Além disso, sua composição nutricional favorece a indiferenciação dos adipócitos e assim reduz a obesidade.

Em suma, a conclusão líquida é que aumentar a ingestão de frutas raramente é um risco à saúde e traz uma série de benefícios – que só aumentam com mais frutas em sua forma natural, qualquer que seja a carga glicêmica da fruta individual.

Ver também: FRUTAS ADMITIDAS NA ALIMENTAÇÃO DOS DIABÉTICOS.

Fontes

https://www.news-medical.net/health/Can-You-Eat-Too-Much-Fruit.aspx

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.