energias renováveis

Costa Rica será o primeiro país movido 100% por energias renováveis

O presidente da Costa Rica anuncia a “bela tarefa” de eliminar os combustíveis fósseis de seu país, para abrir caminho para as energias renováveis.

Carlos Alvarado, o novo presidente da Costa Rica, anunciou a “tarefa titânica e bela de abolir o uso de combustíveis fósseis em nossa economia para abrir caminho para o uso de energias limpas e renováveis”.

O ex-jornalista de 38 anos também quer que o país seja um exemplo global de descarbonização. “A descarbonização é a grande tarefa de nossa geração, e a Costa Rica deve estar entre os primeiros países do mundo a alcançá-la, se não a primeira”, disse ele.

Seu objetivo é que a Costa Rica lidere o acordo de Paris sobre mudança climática e seja um “laboratório global de descarbonização” antes das negociações sobre o clima das Nações Unidas em 2020 (COP 26).

Costa Rica já gera a maior parte de sua eletricidade sem usar combustíveis fósseis. Em 2017, o país de 4,8 milhões de habitantes, ficou por 300 dias consecutivos consumindo apenas energias renováveis. Esse feito impressionante quebrou seu recorde de 299 dias de produção 100% renovável em 2015.

Apesar de ter uma rede de energias renováveis de 98%, Costa Rica tem um setor de transporte que depende do petróleo. Aproximadamente a metade de suas emissões são provenientes do transporte.

Mesmo assim, o governo tem trabalhado arduamente para tornar a sua frota ecológica. O ex-presidente Luis Guillermo Solis assinou uma lei que elimina os impostos sobre a venda, importação e circulação de veículos elétricos, e permite que eles usem o estacionamento municipal gratuitamente.

Alvarado, que chegou à sua cerimônia de posse na Praça da Democracia em um ônibus movido a hidrogênio, fez campanha para modernizar e eletrificar meios de transporte antigos, promover pesquisa e desenvolvimento em hidrogênio e biocombustíveis e proibir a exploração de petróleo e gás no país.

Ele anunciou sua intenção de proibir os combustíveis fósseis para o transporte até o ano 2021, o ano em que a Costa Rica atinge 200 anos de independência.

Especialistas em energia, no entanto, questionam o plano. Eles advertem que o plano para eliminar os combustíveis fósseis em poucos anos não é realista.

Oscar Echeverría, presidente da Associação dos Importadores de Veículos e Máquinas, disse que a mudança para o transporte limpo não pode ser apressada porque o mercado está até agora pouco desenvolvido.

“Se não houver infraestrutura prévia, competência, preços acessíveis e gerenciamento de resíduos, estaríamos levando este processo ao fracasso. Temos que ter cuidado “, explicou Echeverría.

Mas a economista Monica Araya, especialista costa-riquenha em sustentabilidade e diretora da Costa Rica Limpia, elogiou a abordagem do governo para eliminar fontes de energia poluentes.

“Livrar-se dos combustíveis fósseis é uma grande ideia de um pequeno país. Essa é uma ideia que está começando a ganhar apoio internacional com o surgimento de novas tecnologias”, disse ele à Reuters. Ver também: Casa do futuro: piramidal, antissísmica, eficiente e autossuficiente em energia.

Referências: https://ecoinventos.com/costa-rica-abolira-los-combustibles-fosiles/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.