construção sustentável

Construções Sustentáveis – conceitos, práticas e oportunidades

Há alguns anos as construções sustentáveis ganharam destaque no mundo dos negócios. Através do termo sustentabilidade, empresas de diferentes setores passaram a adotar ações que minimizam os impactos ambientais e tornaram-se mais consciente a forma de gerir seus negócios.

Como exemplo desse novo modo de enxergar as construções, recentemente a FIFA, Federação Internacional de Futebol, adicionou a certificação de um selo verde do ramo sustentável a sua lista de exigências para estádios. São eles o Green Star, Green Globes e Leardership in Energy and Environmental Design (LEED), sendo que o último deles foi concedido a seis estádios da Copa do Mundo no Brasil.

Só em Porto Alegre, existem dois estádios de futebol com certificação LEED: Estádio Beira Rio, do Sport Clube Internacional e a Arena do Grêmio. O Brasil é o quinto país com maior número de projetos com certificação LEED no mundo. Mesmo assim, o setor de construções civis é responsável por 65% da produção anual de lixo do país, além de responder por 25% das emissões de CO2 e 41% do consumo de energia elétrica.

Fonte: ONG Green Building Council (GBC-Brasil)

Atuando no ramo há 30 anos trabalhando em sustentabilidade, a Eccos Recyclle/ecotelhado vem incentivando a gestão ambiental e facilitando projetos nesta área.

Em 2014 fez uma parceria com mais empresas e realizado em Porto Alegre um evento inédito na região: Construir + Verde – Oportunidades de Negócios Sustentáveis. Com a participação de profissionais e empresas experientes no setor, o evento aconteceu na sede da Amcham (Câmara Americana de Comercio para o Brasil). Voltado a engenheiros, arquitetos e profissionais da área de construção, incluindo palestras e participação ativa com apresentação da empresa na Rodada de Negócios.

Grupo Eccos:

O grupo ECCOS RECYCLLE com apoio da Associação Campobonense de Conservação do Ambiente Natural – ACCAN é uma das pioneiras entidades preservacionistas brasileiras, e desde 1985 vem atuando nas questões ambientais, preservação e educação ambiental; divulgando informações e o conhecimento das causas ecológicas, ressaltando importância de se preservar o meio ambiente, desenvolvendo um trabalho moderno, eficiente de inestimável valor para as futuras gerações, na preservação do nosso planeta.

História

A ECCOS RECYCLLE em parceria com a ACCAN, vem há 30 anos preocupando-se com as questões ambientais, onde desenvolve trabalhos relacionados à educação ambiental e tratamento de resíduos orgânicos, amplamente divulgado pela associação, através de projetos de Responsabilidade Social e pela empresa em todas suas regiões de atuação, na comercialização de produtos ecológicos.

Nosso Compromisso

Desenvolver um marketing ambiental eficiente, com uma comunicação simples e inovadora que atenda com resultado as aspirações sociais e econômicas das comunidades executoras, agregando valor com inovação, sustentabilidade, educação ambiental e qualidade de vida.

Missão

Ajudar as pessoas e empresas a transmitirem seus sentimentos e propósitos através da natureza, deixando uma marca que lembre sua história e beleza.

Visão

Ser referência na aplicação do marketing ambiental, desenvolvendo uma comunicação simples e inovadora que atenda com resultado as aspirações sociais e econômicas da comunidade.

Valores

Inovação, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Qualidade de Vida.

Com não existe renda sem trabalho, onde antes devemos plantar para depois colher; precisamos de ação.

Nossa filosofia é oferecer oportunidade de participação no negócio com transparência, bom senso e harmonia com a natureza e a comunidade que nos cerca, são ingredientes fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

  1. Tema:

A necessidade de se substituir casas e demais edificações ineficientes por construções sustentáveis vem chamando cada vez mais a atenção das pessoas aqui e no resto do mundo. Várias soluções inteligentes e criativas nos são apresentadas semanalmente através da internet, de revistas, jornais e também pela TV. Alguns programas de TV especializados em reportagens sobre sustentabilidade como, por exemplo, o “Cidades e Soluções”, que em várias emissoras nacionais e internacionais, informam e inspiram atitudes, não raro estarem presentes nas salas de aula Brasil afora educando e conscientizando. No México surge uma nova perspectiva para um programa de TV Ecológico: o reality show!

O mercado consumidor e a sociedade vivem um momento de transformações significativas, colocando novos desafios e oportunidades às empresas. Por um lado, há o cenário da sustentabilidade, com a necessidade de lidar com os limites de crescimento, a desigualdade em todas as suas formas e a intensa pressão sobre os recursos, o que tem levado empresas a repensar seu modelo de produção e buscar inovações para adaptar-se a esse contexto e que nos apresenta um perfil de consumidor cada vez mais comum, o consumidor consciente.

  1. Objetivos:

O objetivo é apresentar um programa com ações bem-sucedidas de empreendimentos coorporativos e projetos individuais, com exemplos práticos dentro das empresas e moradias das pessoas em construções sustentáveis. Gerando modelos organizacionais fundados em princípios de desenvolvimento socioambiental sustentáveis, além de apresentar as dimensões das mudanças necessárias e o sentido de urgência que se impõe nos novos padrões de produção e consumo, em especial atenção para as questões relacionadas a mudanças climáticas, matriz energética, utilização dos recursos naturais, preservação dos ecossistemas, enfocando o homem e sua relação do com a natureza e o ecossistema.

Objetivos específicos:

Sugerir práticas de sustentabilidade que possam subsidiar a busca de soluções para problemas socioambientais em empresas e/ou moradias;

Projetos mais seguros;

Mais confortável;

Energeticamente mais eficiente;

Economicamente viável;

A produção acontecerá inicialmente em empresas que atuam em projetos sustentáveis dentro das certificações LEED, AQUA,e outras a exemplo da iniciativa de outros países, que conseguiu passar leis que exigem que novas edificações, residenciais ou comerciais, tenham certificados de construção sustentável e eficiência energética para acesso a linhas de crédito junto à rede bancária. No Brasil, em diversas localidades, iniciativas do poder público no sentido de beneficiar quem constrói ou reforma pensando em sustentabilidade estão, em geral, ligados à isenção fiscal. Em alguns casos, o benefício pode chegar até a 30%.

III. Teaser

Construções sustentáveis geram R$ 22 bilhões em negócio. O número de projetos certificados no País cresceu expressivamente, registrando um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Diante desse cenário, o Brasil vem se destacando mundialmente e, este ano, subiu mais um degrau rumo à liderança mundial em construções sustentáveis. Atualmente, o País já ocupa o quarto lugar no ranking mundial de construções verdes e vislumbra atingir o terceiro lugar até o final deste ano, o que significaria ultrapassar os Emirados Árabes e ficar atrás apenas dos EUA e da China.

Ficamos à disposição para demais esclarecimentos e será uma grande honra e oportunidade de promovermos juntos o consumo sustentável e contratação inteligente de recursos para as construções deste tema no Brasil.

Referências:

Engº Agrº Me. J. Roberto da Silva

Diretor Eccos Recyclle

E-mail: accan@terra.com.br

www.eccosrecyclle.com.br

51 30497800

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.