Um dos fatores mais importantes de sucesso da comercialização de banana para o consumidor final é a embalagem, por isto os produtores e comerciantes devem focar nas inovações, a fim de diminuir o desperdício, preservar a integridade física, nutricional e apresentação visual das bananas, pois os consumidores compram com os olhos.
No caso da banana isto se torna mais relevante devido a sua sensibilidade ao toque, calor e deterioração acelerada. No Brasil esta fruta sempre foi vendida por dúzias, pencas e ultimamente por quilo, porém há outras formas de comercialização feitas em vários países pelo mundo.
Uma opção bastante interessante seria a venda por unidades, desta forma a redução do desperdício começaria na plantação, pois de 5% a 15% das bananas são descartadas no barracão de embalagem na plantação, devido à falta de padrão nos cachos, maturação precoce, frutas tortas e duplas que dificilmente são comercializadas nos supermercados e rede de varejo em grandes centros.
Outra grande vantagem deste método é o prolongamento da vida útil da fruta na prateleira, pois, o processo de maturação pode ser controlado. Isto significa que a banana envolvida com filme de PVC ou em embalagem hermética não precisa ser climatizada e a maturação poder ser controlada colocando–se apenas uma banana madura ou de vez na embalagem e o gás etileno que sai da fruta e, controla a maturação ficará preso dando continuidade ao processo. Assim a fruta pode ser comprada verde e\ou em qualquer estágio de maturação podendo ser consumida por vários dias sem se deteriorar.
Fiz diversas experiências com várias quantidades de frutas verdes nas embalagens e as bananas embaladas desta forma podem durar até quinze dias, isto é bom para os consumidores, varejistas, atacadistas e supermercados, pois o desperdício será reduzido drasticamente.
Se quisermos controlar mais ainda o processo de maturação, podemos fazer furos milimétricos com agulha na base da embalagem e o gás escapará aos poucos tornando o processo de maturação mais lento, aumentando ainda mais a vida de prateleira.
Ver também: DIVERSIDADE DO CONSUMO DA BANANA GERA OPORTUNIDADES COMERCIAIS.
Referências:
José Amado Alves: joseamadoalves423@gmail.com.br