Existem muitas coisas incríveis na natureza, e um cientista do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos na Califórnia está explorando evidências de que as cerejas Bing contêm algumas possibilidades maravilhosas para a saúde.
“Estamos testando se o consumo de suco de cereja doce pode melhorar a saúde humana em vários sistemas cognitivos e fisiológicos do corpo”, disse Kevin Laugero, fisiologista de sistemas e nutricionista do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) Western Human Nutrition Research Center em Davis, CA. O estudo explora evidências de que as cerejas Bing contêm compostos bioativos que melhoram a saúde humana. Cerejas frescas não estão disponíveis o ano todo, portanto, demonstrar os efeitos do suco de cereja poderia contornar o acesso limitado aos benefícios desta fruta sazonal.
O objetivo geral do estudo de Laugero é testar os efeitos do suco de cereja doce em fatores de risco de doenças cardiovasculares e funções cognitivas em pessoas em risco, examinando especificamente biomarcadores que indicam condições associadas à síndrome metabólica.
“A síndrome metabólica é um termo usado para descrever a presença de um conjunto de fatores associados ao aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas”, disse Laugero.
A American Heart Association define a síndrome metabólica como a presença de três ou mais das seguintes condições: obesidade abdominal, hipertensão, altos níveis de triglicerídeos, baixos níveis de colesterol HDL e altos níveis de glicose em jejum.
“Muitos dos benefícios para a saúde de consumir cerejas podem ser devido ao seu potencial anti-inflamatório”, disse ele. “Algumas doenças e condições crônicas, como doenças cardíacas, pressão alta, artrite e doença de Alzheimer, foram associadas a inflamação elevada. ”
De acordo com Laugero, as cerejas são uma boa fonte de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, incluindo vitamina C, betacaroteno, flavonoides e antocianinas – o pigmento que dá às cerejas sua cor vermelho-escura. Esses compostos podem reduzir a inflamação, reduzindo o estresse oxidativo, a oxidação de lipídios e outras moléculas reguladoras da inflamação.
Laugero e o químico aposentado da ARS, Darshan Kelley colaboraram em outras pesquisas relacionadas às cerejas, incluindo a recente publicação de um artigo de revisão sobre os benefícios das cerejas à saúde.
Ver também: CINCO RAZÕES PARA COMER MAIS FRUTAS CÍTRICAS.
Referências:
https://www.usda.gov/media/blog/2020/05/12/bing-cherries-natural-health-remedy-grows-trees