calda bordalesa

Calda bordalesa: como controlar várias doenças das plantas

A calda bordalesa é um fungicida orgânico bastante indicado para o controle e o combate das doenças fúngicas em fruteiras e hortaliças, podendo melhorar o equilíbrio nutricional das plantas e também atuando como repelente de insetos. É produzida com sulfato de cobre com cal virgem, diluídos em água e possui baixa toxidade.

É utilizada para controlar várias doenças das plantas causadas por fungos (míldio, ferrugem, requeima, pinta preta, cercosporiose, antracnose, manchas foliares, podridões, entre outras) em diversas culturas, tendo efeito secundário contra bacterioses. Tem também efeito repelente contra alguns insetos, tais como: cigarrinha verde, cochonilhas, trips e pulgões. O seu uso é permitido na agricultura orgânica porque os seus componentes, sulfato de cobre e cal, são pouco tóxicos, além de contribuir para o equilíbrio nutricional das plantas, fornecendo cálcio e cobre.

Existem formulações prontas do produto no comércio nas casas de produtos de jardinagem e produtos agrícolas. Para a obtenção de 1 litro de calda bordalesa pode ser preparada com 10 g de sulfato de cobre, 10 g de cal e 1 litro de água.

Apesar da calda bordalesa ser pouco tóxica, para sua aplicação é recomendado observar a utilização de pulverizador e equipamentos de proteção individual como máscara facial e luvas, evitando o contato com a pele. O trabalhador deverá lavar-se em água corrente após a aplicação da calda. Não se deve comer o que foi pulverizado sem antes lavar bem.

Referências:

EMBRAPA – Calda Bordalesa Utilidades e Preparo. Eng. Agrônomo, Dr. Ivo de Sá Motta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.