biotecnologia

Biotecnologia e seus principais avanços

A ciência tem feito grandes progressos em muitos campos de atuação. Um desses campos que tem se destacado é a biotecnologia, que abrange desde alimentos e vacinas. As suas aplicações têm ajudado a melhorar o mundo.

biotecnologia

A instrutora de biotecnologia da RobotiX e Pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Katriona Guthrie-Honea, afirmou: “É importante conhecer os avanços tecnológicos na biologia humana e animal, uma vez que eles são o caminho para gerar produtos ecológicos, sustentáveis e renováveis em favor do desenvolvimento humano”.

Em seguida estão os cinco prodigiosos avanços da biotecnologia:

  1. Transformação de alimentos. Produtos como pão, iogurte ou queijo são elaborados por milênios com a ajuda de diferentes microrganismos. Hoje continuamos a usar esses métodos, porém em uma maior escala e com maior eficiência, o que comprova a grande utilidade da biotecnologia em nossas vidas.
  2. Vacinas. No princípio, elas eram obtidas de amostras animais; hoje em dia a maioria é elaborada de maneira sintética para ser injetada. Na atualidade também estão sendo realizados testes para fabricar vacinas comestíveis que, quando ingeridas, liberam os agentes que nos protegem contra determinadas doenças. Além de evitar as perfurações, essas vacinas podem apresentar outras vantagens, como um preço menor e um transporte e armazenamento mais simples, pois não necessitam de refrigeração.
  3. Materiais ecológicos. Muitos produtos que usamos todos os dias são elaborados com recursos não renováveis, que também são altamente poluentes. Para resolver este problema, estão sendo desenvolvidos materiais ecologicamente corretos, que também são feitos com recursos renováveis, como plásticos obtidos a partir de fibras vegetais. A indústria têxtil utiliza enzimas em vários de seus processos, o que significa que os subprodutos obtidos a partir deles são mais amigáveis com o meio ambiente e que seus resíduos possam ser reutilizados.
  4. Tratamento de água. É um fato que todos os dias corpos inteiros de água são poluídos em todo o mundo. Para resolver este problema, foram desenvolvidos processos como a biorremediação, que consiste em introduzir microrganismos específicos em corpos de água e áreas definidas. As culturas de microrganismos alimentam e eliminam os resíduos que contaminam a água e, gradualmente, limpam a área em que se encontram. Na Europa, diferentes empresas já empreenderam esse processo para resgatar o rio Tâmisa e o rio Sena, com resultados muito favoráveis que tem dado uma segunda visão desses emblemáticos rios.
  5. Culturas transgênicas. Algumas pessoas têm um conceito errôneo sobre os alimentos transgênicos, porque acreditam que se trata de alimentos “artificial” ou negativo de alguma forma. A palavra faz referência que a sua constituição genética tenha sido modificada, o qual é um processo que os seres humanos realizam desde a invenção da agricultura, onde selecionavam as melhores frutas e legumes para continuar cultivando-os, em um processo de seleção que continua até os nossos dias.

A biotecnologia permite contar com culturas como o arroz dourado, um grão fortificado com vitamina A que ajuda muitas populações com escassez de alimentos, pois ajuda a combater a desnutrição. Em geral, as culturas transgênicas são desenvolvidas para obter alimentos que são mais resistentes a pragas, são melhores nutricionalmente e têm um impacto menor no meio ambiente através de seu cultivo. Ver também: BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA: A TECNOLOGIA QUE REVOLUCIONOU A AGRICULTURA.

Referências:

http://www.e-consulta.com/nota/2018-01-03/ciencia/5-avances-prodigiosos-de-la-biotecnologia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.