Práticas simples de biossegurança protegem os animais e os consumidores
A biossegurança é uma questão de prioridade para a obtenção de uma produção segura e saudável. Adotando precauções simples se protegerá a saúde dos animais, dos consumidores e contribuirá para a preservação do meio ambiente.
Voluntários e funcionários membros da 4-H, organização da Michigan State University, têm uma compreensão dos procedimentos básicos de biossegurança a serem adotados para ajudar a limitar e impedir a disseminação de doenças nos animais.
Seguindo os passos simples e eficazes a seguir, certamente ajudará a proteger os animais da fazenda de diversos males. O Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Michigan indica as cinco seguintes dicas para a prática de biossegurança, independentemente do tamanho e das atividades da fazenda.
- Mantenha distância.
Restringir o acesso de animais a pessoas, animais selvagens e outros animais domésticos que poderiam estar carregando doenças. Além disso, sempre que novos animais são adicionados a uma fazenda, deve haver sempre um período de tempo em que eles são separados de outros animais para observação. Isso garante que eles estejam saudáveis antes de juntá-los aos animais estabelecidos.
- Mantenha a limpeza.
Lavar as mãos, roupas e calçados completamente antes e depois de trabalhar com animais e regularmente limpar e desinfetar os equipamentos é essencial para prevenir doenças em qualquer fazenda.
- Não traga doença
O criador deve pensar duas vezes antes de compartilhar equipamentos ou suprimentos com os vizinhos. Se você decidir compartilhar equipamentos com outras pessoas, sempre limpe e desinfete o equipamento antes e depois da partilha. Deve desinfetar botas, veículos e outros itens depois de voltar de outra fazenda.
- Reconhecer um animal doente
A detecção precoce de animais insalubres pode ajudar a prevenir a propagação da doença entre os seus animais e na sua comunidade. É sempre aconselhável consultar um veterinário.
- Separe animais recém-adquiridos e animais que foram retirados da fazenda
Separe animais novos na sua fazenda ou mesmo que eram da fazenda, estiveram fora. Animais novos ou viajados podem trazer novas doenças para a fazenda. Para evitar a propagação da doença para todo o rebanho, basta separar os animais novos e viajantes do resto. Cuide primeiro dos animais que sempre estiveram na fazenda para ajudar a impedir a propagação de doença.
Essas práticas diárias de biossegurança são fáceis de seguir e ajudarão a reduzir a disseminação de patógenos entre as comunidades de animais e ajudarão a manter protegido contra doenças.
Ver também: COMO A ALIMENTAÇÃO DO GADO LEITEIRO INFLUENCIA NA PRODUÇÃO DE LEITE.
Referências:
Para saber mais sobre os Programas de Ciência Animal em Michigan 4-H, visite a página Michigan 4-H Animal Science da Michigan State University Extension.
Este artigo foi publicado pela Michigan State University Extension. Para mais informações, visite http://www.msue.msu.edu. Para entrar em contato com um especialista em sua área, visite http://expert.msue.msu.edu ou ligue para 888-MSUE4MI (888-678-3464).
Deixe uma resposta