O arroz integral é mais nutritivo, porém não é muito menos calórico do que o arroz branco. A principal vantagem do arroz integral com relação ao refinado é que preserva a sua camada de farelo e o gérmen ricos em nutrientes, aonde se concentra a maioria dos micronutrientes e propriedades saudáveis. Durante o processo de refinação são eliminadas as vitaminas, minerais, micronutrientes e fibras.
Ao lado do trigo, o arroz é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo. É o alimento básico de muitos países da Ásia, África e América, mas seu cultivo se estende substancialmente em cinco continentes. China, Índia e Indonésia são os principais produtores de arroz.
Apesar de existirem inúmeras variedades de arroz, com tamanho diferente, país de origem, características culinárias e propriedades nutricionais, todas são agrupados nas seguintes categorias: grãos curtos, grãos médios e grãos longos. De acordo com o grau de processamento são classificados como branco, integral, rápido e pré-cozido.
O arroz integral é uma fonte de hidratos de carbono complexos que nos fornece energia para enfrentar o desgaste diário do organismo. Essa energia é liberada lentamente e gradualmente, de modo que nos mantém saciados por mais tempo.
É rico em amido e fibra dietética, uma vez que não é refinado e retém o pericarpo ou a casca que cobre o grão do cereal. Por isso, ajuda a manter os níveis de glicose e de colesterol estáveis e previne a constipação.
O arroz integral possui um teor de proteína moderado e baixa taxa de gordura. Também nos aporta uma série de minerais, que incluem fósforo, magnésio, potássio, selênio e zinco. Seu escasso aporte de sódio faz com que seja especialmente adequado para aqueles com hipertensão ou retenção de líquidos. Além disso, fornece vitaminas do grupo B: B1 ou tiamina, niacina (B3), piridoxina (B6) e ácido fólico, essencial durante a gravidez.
É um cereal nutritivo e de fácil digestão. Ao contrário de aveia, trigo, sorgo e cevada, não contém glúten. Dadas as suas propriedades nutricionais, é recomendado tanto para pessoas com estômagos sensíveis como para celíacos e quem sofrem da síndrome do intestino irritável.
O arroz integral bruto fornece cerca de 357 calorias por 100 gramas, ligeiramente menos do que o arroz branco.
As diferenças entre o arroz integral e o arroz branco
O arroz integral apresenta uma cor mais escura do que o branco porque não é submetido a um processo de refinação, mas mantém íntegro o gérmen com a camada que envolve o grão. Portanto, tem maior valor nutritivo do que o arroz branco ou refinado.
O arroz perde grande parte de seu aporte nutricional com o processamento, já que minerais, fibras, vitaminas e micronutrientes são removidos. Na camada externa do grão se concentra a maior quantidade de fibra, por isso, neste sentido, o arroz integral sai ganhando diante do arroz branco.
Além de fibra dietética, o arroz integral proporciona mais micronutrientes. A outra grande diferença entre o arroz integral e o refinado está no teor de minerais e vitaminas de ambos. O arroz branco contém menos da metade do magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B que o integral.
Engorda mais o arroz mais branco do que o integral? O arroz branco não é muito mais calorias do que o integral, uma vez que, como mencionado acima, fornece quantidade similar de calorias, cerca de 360.
Em suma, a principal vantagem do arroz integral está em seu alto teor de micronutrientes que tornam aconselhável para melhorar o trânsito intestinal, eliminar líquidos e contribuir para a perda de peso. Tem um sabor diferente do arroz branco, semelhante à noz, e uma textura firme e crocante. Também precisa uma cocção mais lenta e prolongada do que o arroz refinado.
Receitas com o arroz integral
O arroz integral se presta a muitas preparações culinárias. Ele combina extraordinariamente com verduras e legumes, mas também pode ser usado para a preparação de cremes ou bolos.
Além de sopa, paelha, risoto, pudim de arroz ou arroz frito, há muitas outras receitas simples que podem substituir o arroz branco para a versão integral. Aqui estão alguns exemplos: arroz com morangos e iogurte, salada de arroz, tomates recheados com arroz, salgadinhos de arroz doce …
Sem desculpas para degustar, com frequência, um rico e saboroso prato de arroz integral, para assim aproveitar as suas inúmeras propriedades para a saúde. Seu organismo agradecerá!
Ver também: MASSA NÃO ENGORDA E É BASE DA DIETA MEDITERRÂNEA.
Referências:
http://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=4438
Um comentário em “Arroz integral e suas principais propriedades nutricionais”