gado leiteiro

Como a alimentação do gado leiteiro influencia na produção de leite

A produção do gado leiteiro pode ser muito diferente dependendo de sua dieta. Pesquisadores da Espanha compararam a nutrição de animais de fazendas ecológicas, que estão comprometidas com o pastoreio, e de dois tipos de fazendas convencionais, que são baseadas em rações. O consumo de forragem e pastagens fornece muitas proteínas, mas reduz a quantidade de leite

As conclusões deste trabalho mostram claras diferenças entre as três formas de nutrição do gado leiteiro, por isso podem servir para realizar recomendações aos criadores sem que eles tenham que mudar seu modo de exploração. Os resultados desta pesquisa, publicados na revista Animal, servem como base para orientar os pecuaristas.

O estudo começa com os cientistas de Lugo pertencentes à Universidade de Santiago de Compostela e o Centro de Pesquisa Agrária de Mabegondo, em Coruña, que vinha investigando as diferenças entre fazendas ecológicas e convencionais. No momento da análise dos dados, eles contataram o Departamento de Produção Animal da Universidade de León (ULE) e o Instituto Mountain Livestock (IGM, centro misto da ULE e do CSIC), além de contar com a colaboração da Escola de Engenharia Industrial e Ciências da Computação da instituição acadêmica Leon.

“Por um lado, temos a pecuária ecológica e, por outro lado, o gado leiteiro não ecológico ou convencional. Por sua vez, as explorações convencionais podem ser agrupadas em duas categorias de acordo com a alimentação utilizada: explorações onde os animais recebem rações constituídas principalmente por alimento concentrado, ou seja, alimento fornecido no cocho; ou fazendas onde o pastoreio é uma parte importante da dieta do gado leiteiro”, explica Secundino López, cientista da IGM.

Após a realização de pesquisas relacionadas à nutrição e metabolismo do gado leiteiro, o objetivo agora foi analisar as principais características dos três tipos de alimentos e identificar as diferenças mais relevantes entre eles. Para isso foram recolhidos dados sobre as rações ingeridas, as quantidades e a composição química e nutricional do alimento utilizado, bem como os rendimentos produtivos das vacas numa amostra de explorações de gado leiteiro representativas dos três tipos de alimentação.

A análise da informação permitiu demonstrar que “as diferenças são muito evidentes entre a alimentação ecológica e convencional com base na ração, enquanto que a convencional baseada no pastoreio compartilha características com os outros dois sistemas, mas é mais parecida com a ecológica”.

“Se tivéssemos que extrair uma recomendação para fazendas orgânicas, talvez fosse bom equilibrar a dieta fornecendo mais energia através da suplementação com ração”, diz Lopez.

A chave está na quantidade de forragem que os animais ingerem. “Nas fazendas ecológicas pastam durante muito tempo e são pastos muito ricos em nitrogênio, o que significa que estão recebendo uma grande quantidade de proteína”, ressalta. No entanto, o menor uso de ração resulta em menor produção de leite.

Equilibrar a dieta

“Se tivéssemos que extrair uma recomendação para fazendas ecológicas, talvez fosse melhor equilibrar a dieta fornecendo mais energia através da suplementação com ração, que logicamente teria que ser ração ecológica para manter sua forma de exploração”, diz Lopez.

No entanto, esta é uma observação do ponto de vista nutricional para aumentar a produção de leite, mas é possível que o agricultor não esteja interessado em aumentar seus custos incorporando a ração e se conforme com uma menor produção baseada principalmente em forragem e pasto

O que acontece nas fazendas convencionais com base no pastoreio é muito similar, então do ponto de vista da produção de leite também se poderia equilibrar a dieta com mais ração como complemento às forragens.

“Nós não afirmamos o que se têm que fazer, mas apresentamos os dados para que se possa avaliar”, diz o pesquisador do IGM. O estudo também fornece informações sobre diferentes sistemas de produção do gado leiteiro no norte da Espanha.

Ver também: FORRAGEM HIDROPÔNICA: 3.000 KG DIA EM APENAS 248 M2. Um empreendimento lançado em Córdoba, Argentina, apresenta um sistema de produção de forragem hidropônica que promete resolver essa importante contenda dos sistemas de produção dos gado bovino, caprino e ovino.

Referência bibliográfica

Orjales I, Lopez-Alonso M, M Miranda, Alaiz-Moretón H, Resch C, López S. “A nutrição da vaca leiteira em sistemas de agricultura biológica Comparação com o sistema convencional” Animal. 2018 2 de outubro: 1-10. doi: 10.1017 / S1751731118002392.

https://www.agenciasinc.es/Noticias/Como-influye-el-tipo-de-alimentacion-de-las-vacas-en-la-produccion-de-la-leche

Um comentário em “Como a alimentação do gado leiteiro influencia na produção de leite”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.