A água na fazenda é um recurso natural de valor estratégico para a realização da produção agrícola e pecuária. A quantidade e boa qualidade da água disponibilizada na fazenda irá garantir o consumo diário dos animais, a irrigação de culturas e outros usos produtivos e domésticos.
O consumo de água na fazenda pelos rebanhos varia de acordo com a idade, alimentação, período de gestação, produção de leite, clima, entre outros. Há estimativas de consumo de água por vaca por dia que vão desde 80 litros até 190 litros. Portanto é importante que o produtor tenha volume suficiente de água de boa qualidade para suprir sua produção.
Já a quantidade de água exigida para o cultivo de culturas irrigadas é o somatório da água necessária para saturar o solo, compensar a evapotranspiração e repor as perdas por percolação. Esta quantidade depende, principalmente, das condições climáticas, do manejo das culturas, das características físicas dos solos, do tipo de irrigação e da duração do ciclo das culturas.
No caso de haver culturas irrigadas, deverá ser efetuado o levantamento planialtimétrico da área a ser irrigada, a análise em laboratório dos solos para irrigação, definir o melhor método a ser utilizado e dimensionar os equipamentos.
O produtor deverá ter informações relacionadas as características físico-químicas e hídricas dos solos, a questão climática histórica da região, o relevo das áreas em questão e dever-se-á dimensionar a quantidade da água para irrigação e verificar a sua qualidade através de análise em laboratório. Em muitas vezes é necessário se ter a orientação de um agrônomo ou técnico em irrigação.
A quantidade de água na fazenda está limitada à vazão da fonte, seja açudes, poços rios ou riachos. Deve-se considerar variações sazonais que levam à seca de fontes em alguns períodos. Dessa maneira, é necessário conhecer a vazão real das fontes de água da fazenda para garantir a quantidade de água com suficiência para garantir as atividades econômicas.
Uma forma de dimensionar a vazão do curso d’água, riacho ou rio, é através do método do flutuador, que permite determinar a velocidade de um flutuador (pedaço de madeira ou garrafa pet 500 ml com ¾ de água) no centro de um curso d’água, riacho ou rio. Exemplo:
Largura do curso d’água = 3,30 m.
Distância do trecho a ser percorrido pelo flutuador = 4,50 m.
Tempo percorrido pelo flutuador no trecho de 4,50 m = 55seg (média de três medições).
Profundidade do trecho do curso d’água: 0,247 m (média de três medições).
Cálculo da área da seção transversa = (largura x profundidade) = 3,30 x 0,247 = 0,8151.
Velocidade do flutuador = (distância x tempo) 4,50 / 55 = 0,081818 m/s
Vazão = velocidade média em m/s x profundidade média do trecho em m x largura do curso d’água em m.
Logo é igual a: 0,081818 x 0,247 x 3,30 = 0,06669 m3/seg
Ou em m3 por min = 0,06669 m3/seg x 3600 = 240,084 m3 por min.
2 comentários em “Gestão da água na fazenda e como calcular a vazão de cursos d’água”