Um dos frutos mais apreciados e populares, o abacaxi, (Ananas comosus), pertencente a família das Bromeliaceae, nativo do Paraguai, tendo se espalhado pela América do Sul, América Central e Antilhas. Mais tarde, foi levado para a Espanha no momento que Colombo descobriu a América em 1492.
Nos séculos XV e XVI, se espalhou para o resto do mundo por marinheiros europeus que o transportaram para se proteger do escorbuto, uma doença causada por deficiência de vitamina C.
Benefícios, propriedades e usos na saúde do abacaxi.
O abacaxi tem baixas calorias, possui um sabor delicioso e contém vitaminas e minerais que são essenciais para uma saúde ótima. 100 g da fruta proporciona cerca de 50 calorias equivalentes ao valor calórico das maçãs. Não contém gorduras saturadas ou colesterol, porém é uma excelente fonte de fibra dietética solúvel.
Essa deliciosa fruta contém a vitamina C que é necessária para a síntese do colágeno no corpo que é a principal proteína estrutural do corpo, necessária para manter saudáveis os vasos sanguíneos, órgãos, ossos e pele.
A ingestão regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a proteger-se do escorbuto e desenvolver resistência contra agentes infecciosos.
O abacaxi também contém uma pequena quantidade de vitamina A, com elevados níveis de betacaroteno. Estes compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes. A vitamina A também é necessária para manter a pele saudável e é essencial para a visão.
O abacaxi contém flavonoides em que estudos sugerem que o consumo regular de frutas naturais ricas em flavonoides favorece que o corpo humano se proteja dos cânceres do pulmão e da cavidade oral.
Além disso, o abacaxi é rico em vitaminas do complexo B, como tiamina, ácido fólico, piridoxina, riboflavina e minerais como potássio, cobre e manganês.
Outros elementos importantes para uma boa saúde estão presentes no abacaxi, como o cobre, o manganês e o potássio que é um componente-chave das células e fluidos corporais, que podem ajudar no controle da pressão arterial e frequência cardíaca. O cobre é um elemento útil para a síntese dos glóbulos vermelhos. O manganês ajuda as enzimas superóxido que trabalham no corpo corretamente.
O abacaxi tem uma enzima chamada bromelina, que contém propriedades proteolítica, anti-inflamatórias, anticoagulantes e anticancerígenas. As proteases são hidrolases capazes de romper a ligação peptídica das proteínas e peptídeos resultando na decomposição das proteínas dos alimentos. Os pesquisadores têm mostrado que comer abacaxi ajuda a regular a luta contra a artrite e indigestão. Em conjunto com a papaína, a bromelina é uma das enzimas que mais têm sido utilizadas para tornar a carne mais tenra antes de se cozinhar. Essa enzima se consumida em excesso ou em grandes quantidades durante a gravidez causa hemorragia uterina.