bezerros e leitões

A PRIMEIRA ALIMENTAÇÃO É VITAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE BEZERROS E LEITÕES

A primeira refeição de suas vidas pode muito bem determinar o destino dos bezerros e leitões; se não obterem o que precisam rapidamente, os recém-nascidos podem não sobreviver até a idade de desmame.

O colostro é um nutriente vital que as mães fornecem nas primeiras mamadas que os animais de fazenda recém-nascidos devem ter dentro de 24 horas após o nascimento. Bezerros e leitões nascem sem muito sistema imunológico, e o colostro lhes fornece uma dose rica de anticorpos, ou imunoglobulinas.

vaca e bezerro

 

Bezerros e leitões que não recebem anticorpos das mães estão em risco profundo de doenças e morte. Antes de nascerem, suas mães concentram imunoglobulinas no colostro, que é essencialmente o primeiro leite. Bezerros e leitões normalmente mamam logo após o nascimento, e os anticorpos ingeridos são, por fim, transportados para seu sistema circulatório.

O tempo é fundamental nesse processo, pois logo após o parto, a produção de imunoglobulina pela mãe cai 90%. Mais ou menos nesse mesmo período, os recém-nascidos perdem a capacidade de absorver os benefícios do colostro.

porca e leitões

Se os leitões não receberem colostro suficiente no primeiro dia de vida, eles enfrentam maiores chances de doença e morte.

A privação de colostro é o maior fator de risco para um bezerro adoecer ou morrer antes do desmame. Bezerros que não recebem colostro têm 50 vezes ou mais chance de morrer nas primeiras 3 semanas de vida. Bezerros que não recebem colostro adequado, mas conseguem sobreviver além do desmame, têm risco elevado de desenvolver doenças mais tarde na vida.

O colostro é ainda mais importante para os leitões. Leitões pequenos são muito sensíveis à falta de colostro, e sua taxa de mortalidade pode chegar a 80 por cento. Leitões maiores têm mais reservas de energia e podem sobreviver, mas são mais suscetíveis a doenças. Além disso, a falta de colostro prejudica o desenvolvimento intestinal e uterino, o que reduz a eficiência alimentar e reprodutiva.

Referências:

A Primeira Refeição é Vital para a Sobrevivência de Bezerros e Leitões: USDA ARS

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.