varizes tratadas com babosa

Varizes controladas de forma natural com alho, babosa ou arnica

As varizes que ocorrem durante a acumulação anormal de sangue nas veias superficiais é uma doença muito comum em mulheres, ocorrendo até cinco vezes mais do que nos homens. Geralmente ocorre na região das pernas e denotam fraqueza nas paredes e válvulas das veias superficiais. Especialistas acreditam que entre 10% e 15% da população sofre de varizes.

Também conhecido como insuficiência venosa crônica é caracterizada por uma dilatação das veias que pode ocorrer quando uma pessoa permanece demasiado tempo em pé. Nestes casos, as veias falham em sua missão de devolver sangue ao coração, causando complicações como edema, inchaço, ou em casos mais graves, úlceras ou flebite.

 

Outra causa pode ser mais especificamente a tromboflebite ou a gravidez. No primeiro caso se deve a formação de coágulos que dificultam a circulação e pode ser causada pela permanência de longos períodos de tempo na cama. Para as grávidas também podem ocorrer, mas geralmente desaparecem algumas semanas após o parto.

Sintomas de varizes.

Deixando de lado a óbvia consequência antiestética nas pernas, também podem apresentar alguns sintomas como sensação de peso e cansaço nas pernas como consequência de passar muito tempo em pé.

A dor é comum, mas a sua intensidade pode variar dependendo da gravidade da condição. Pode ocorrer de forma localizada no tornozelo ou pernas. Cãibras são também uma consequência normal das varizes.

Formigamento, ardor ou calor pode por sua vez ser resultado da insuficiência venosa crónica com um notável inchaço. A cor da pele também pode ser afetada aparecendo manchas na região.

Em casos mais graves, pode apresentar úlceras muito dolorosas e com um prolongado tratamento. Posem ser ocasionadas por arranhões na pele debilitada ou de forma espontânea.

Tratamento natural para as varizes.

Felizmente, esta condição pode ser tratada em casa usando alguns métodos naturais que provaram ser eficazes ao longo do tempo.

Babosa (Aloe vera)Podemos começar por falar da babosa (Aloe vera), que tem demonstrado ser popular no tratamento das varizes. Geralmente se toma uma porção da pasta da folha da babosa, que é aquecida ligeiramente para posteriormente aplica-la na forma de compressa na área afetada.

alhoO alho é outro excelente alimento para desinflamar as veias e melhorar a circulação. É recomendável incluí-lo frequentemente na dieta. Ver: http://desenvolvimentorural.com/alho/.

arnicaEm doses baixas, também se usa para o tratamento de varizes a planta de arnica. Esfregar com suavidade as pernas com tintura de arnica diluída. Adicione uma colher de sopa de tintura de arnica para um litro de água.

Outro método para aliviar o desconforto de varizes é colocar as pernas em uma posição elevada por cerca de 20 minutos. Esta é uma medida imediata para aliviar a dor.

Seguindo o tratamento natural, o vinagre, a cenoura e a maçã tem propriedades que podem ajudar a diminuir a dor das varizes. Normalmente, se pode misturar o vinagre de maçã, cenoura e babosa até ficar cremoso, aplicar sobre a área afetada e deixa-la atuar na região afetada.

Finalmente, o “tratamento” mais lógico é exercícios e esportes. Entre os mais benéficos temos natação, ciclismo e yoga, entre outros. O que não se recomenda são os esportes de raquete (tênis, etc.), basquetebol, voleibol, futebol, etc.

Lembre-se de consultar um médico de sua preferência se tiver dúvidas e diante da necessidade de mais detalhes.

Referências: http://ecoinventos.com/

Deixe uma resposta