horta vertical

Horta vertical é uma alternativa para produção de verduras nas cidades

Para quem deseja ter sua própria horta urbana, mas não dispõe de espaço em sua casa para montá-la, a horta vertical pode ser uma ótima alternativa para a falta de espaço, podendo se preparar uma horta para cultivar verduras ou hortaliças.

Aqui estão selecionadas e compartilhadas algumas ideias práticas sobre como cultivar suas culturas de forma vertical em pouco espaço. Poderão ser usados diferentes recipientes de plástico, madeira ou metal que estejam disponíveis no momento.

Ao se construir uma horta vertical, se verá o quanto é fácil cultivar os seus próprios vegetais e quanto espaço se pode economizar para outros fins.

Desse modo, esta nova alternativa facilita a produção própria de alimentos em ambientes em que a disponibilidade de solo é pequena, seja por sua deterioração física ou por sua pequena extensão. Dada a intensa atividade humana exercida atualmente nas cidades, a limitação de espaços é muito evidente.

Com relação ao que se pode cultivar, há várias opções de verduras ou hortaliças como tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, manjericão, espinafre, rúcula, pimentão, pimenta, gengibre e alho, além de plantas aromáticas e medicinais que podem ser cultivadas no jardim vertical. Ver: HORTA URBANA: COMO CULTIVAR HORTALIÇAS EM CASA E OBTER SEUS BENEFÍCIOS.

Para controlar os insetos, parasitas e fungos que atacam as plantas, há algumas receitas de inseticidas e fungicidas caseiros que ajudarão com segurança a manter longe esses insetos e patógenos indesejados. Para maiores detalhes consultar o link INSETICIDAS E FUNGICIDAS CASEIROS SÃO DE FÁCIL PREPARO E APLICAÇÃO, onde serão apresentadas várias formulações de receitas de inseticidas e fungicidas caseiros para combater as pragas e os fungos mais comuns.

Em seguida serão apresentadas algumas sugestões para construção de hortas verticais.

Horta vertical reutilizando garrafas de plástico amarradas com cordas.

horta vertical

Horta vertical de madeira pendurada com cordas.

horta vertical

Horta vertical usando um canal de plástico.

horta vertical

Horta vertical em tubo de PVC.

horta vertical

Horta vertical de madeira com 4 faces.

horta vertical

Horta vertical torres de vasos plástico.

horta vertical

Referências:

http://www.agroalimentando.com/nota.php?id_nota=3787

 

Deixe uma resposta