Sementes de hortaliças: método prático para germinação
A técnica a seguir apresenta uma maneira fácil, rápida e prática para germinar sementes de hortaliças. Esse método reduz o tempo de germinação das sementes em até 70% e dobra a taxa de sucesso.
Esse método chamado de pré-germinação, tudo que se necessita é de um recipiente de vidro ou de plástico com tampa. As sementes de hortaliças não precisam de luz para criar raízes.
Primeiro coloca-se um pedaço de toalha de papel na parte inferior do recipiente, adiciona-se água até que o papel fique completamente úmido, porém sem que haja poças de água.
Em seguida polvilha-se as sementes em grupos sobre o papel molhado, fecha-se a tampa, e pode-se fazer as anotações que se achar necessárias, como tipo de semente e data.
Já no dia seguinte se observa as sementes. Se as sementes de hortaliças são muito frescas, algumas germinam em apenas um dia. As mais rápidas são as da família do repolho – brócolis, couve, couve-flor, etc e alface. As mais lentas são pimentão, berinjela, erva-doce, aipo, o que pode demorar mais de 5 dias. O resto, como o tomate, beterraba, acelga, abóbora, cebola, levam cerca de 3 dias.
Assim que se observar as raízes saindo, plante-as imediatamente. Se deixar as raízes crescerem demais, ficará difícil separar do papel.
Pode-se parecer difícil para se coletar uma pequena semente de hortaliça germinada, mas é realmente muito fácil. Pode-se usar um palito, ou apenas os dedos. Plante-as em pouca profundidade e regue-as levemente todos os dias. Vai levar um par de dias para ver as primeiras pequenas folhas verdes. Agora é o momento de colocá-los no sol para crescerem fortes e saudáveis.
Este método tem uma alta taxa de sucesso. Quando as sementes são adquiridas frescas através de uma boa empresa de sementes, a taxa de germinação é de quase 100%.
Esse é um método ideal para ver se as sementes mais antigas (cerca de 2 anos) estão ainda vivas. Se pode fazer crescer plantas saudáveis provenientes de sementes de couve ou de tomate com mais de 5 anos, pode-se tentar com qualquer tipo de semente.
É importante que se tenha jarros ou canteiros preparados, porque as sementes podem germinar em apenas um dia.
Para quem deseja cultivar uma horta em casa pode-se obter além dos próprios vegetais muitos outros benefícios: ajuda a descontrair; cria espaços verdes; fornece as hortaliças, flores ou plantas medicinais que costumamos comprar no mercado, além de se ter uma dieta com mais vegetais e proporcionar uma ajuda à economia familiar. Qualquer espaço é válido: no quintal, varanda ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, plantas ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis.
O livro “Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”, fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros; e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.
Referências:
http://apieceofrainbow.com
4 comments