queijo de cabra

Queijo de cabra: propriedades e benefícios para a saúde

O queijo de cabra é um alimento bastante procurado e plenamente apreciado pela população. Esse queijo tem todas as propriedades e características para se manter na lista de alimentos saudáveis e recomendados. Possui propriedades organolépticas importantes, contém apenas gorduras saudáveis e fornece menos calorias do que muitos outros queijos.

Propriedades do queijo de cabra.

O queijo de cabra pode ser de vários tipos, no mercado o encontramos temperado ou mesmo fresco. Normalmente tem um sabor fresco, porém com um toque de autêntico sabor que uns gostam muito, e outros, para falar a verdade, incomoda.

Alguns paladares delicados podem sofrer com este queijo, especialmente os maduros, enquanto que os queijos frescos mantêm o seu sabor mais leve.

As propriedades organolépticas também podem variar muito. O método de produção tem grande influência na composição dos ácidos graxos, nos níveis de pH e na quantidade e qualidade do sal e sais minerais.

Os queijos suaves, mais brancos, são menos calóricos, têm menos gordura e menos proteínas. Os queijos de cabra frescos contêm em média 264 Kcal, enquanto os queijos maduros contêm o dobro.

Benefícios do queijo de cabra.

Um a um, em ordem alfabética, esses são apenas os principais benefícios desse alimento cada vez mais popular.

Alergia.

Em média, os produtos que contêm leite de cabra, incluindo queijo, contêm caseína A2, um tipo de proteína que se mostrou menos alergênica e menos inflamatória do que a variedade A1.

Quem tem uma intolerância à lactose mais ou menos forte, pode experimentar o leite de cabra, podem encontrar uma forma de comer queijos saborosos da mesma forma, evitando distúrbios do aparelho digestivo e intestino.

Antibacteriano.

Ao estudar alguns microrganismos no leite e no queijo de cabra, foram confirmadas algumas de suas propriedades antibacterianas.

Algumas bactérias isoladas de queijo podem inibir Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Escherichia coli, Listeria monocytogenes, L. inoccua, Pseudomona aeruginosa, Shigella flexneri, Serratia marcescens, Enterobacter cloacae e Klebsiella pneumoniae.

O ácido caprílico também tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, por isso pode ser útil no tratamento de infecções como Candida, acne, problemas digestivos e muito mais.

Digestão.

O leite de cabra é mais fácil de digerir do que outros tipos de leite. Possui uma composição química diferente, vitaminas presentes em diferentes proporções, o mesmo para os sais minerais e as proteínas. Isso o torna mais fácil de digerir.

Gorduras saudáveis.

“Os queijos engordam e não devem ser comidos”, costuma-se ouvir.

Em primeiro lugar, não os eliminemos completamente de nossa dieta, a menos que tenhamos prescrições precisas. Se realmente queremos ser cuidadosos, vamos escolher a gordura de cabra porque as gorduras que encontramos nela são saudáveis.

Além disso, existem grandes quantidades de ácido octanóico e cáprico que aumentam os níveis de energia, além de serem responsáveis pelo típico sabor mais ácido.

Inflamação.

O leite de cabra, juntamente com o leite de burra, são os mais antiinflamatórios, o que os torna especialmente indicados para quem sofre de doenças inflamatórias e alérgicas, incluindo os idosos.

Perda de peso e sensação de saciedade.

Nenhum alimento faz você perder peso, mas há alguns que são recomendados para quem está fazendo dieta, por vários motivos válidos.

Nesse caso, é porque existem ácidos graxos que aumentam a sensação de saciedade e, portanto, são benéficos para dietas de emagrecimento.

Esses ácidos graxos também são capazes de ser rapidamente decompostos e absorvidos pelo corpo e têm menor probabilidade de serem armazenados como gordura.

Probióticos.

Tem muitas bactérias boas, úteis para a saúde do nosso sistema digestivo e também para reduzir a inflamação e melhorar o sistema imunológico.

Dependendo do tipo, o queijo de cabra pode conter uma grande variedade de probióticos, incluindo L. acidophilus e L. plantarum.

Ver também: EMBRAPA MOSTRA COMO PRODUZIR QUEIJO COALHO E RICOTA COM QUALIDADE.

Referências:

Fonte: https://ecoinventos.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.