O óleo de coco é um produto conhecido como um remédio caseiro apresentando uma extensa diversidade de usos na culinária, medicina e na cosmetologia, cujos benefícios são comprovados por vários estudos científicos. É um óleo vegetal conhecido também como manteiga de coco, é uma substância graxa que contém cerca de 90% de ácidos saturados extraídos mediante prensagem da polpa do coco (Cocos nucífera).
A quantidade de ácidos graxos que contém o óleo de coco torna-o perfeito tanto na cozinha como na rotina de beleza, pode ser o substituto que se busca na dieta, uma vez que proporciona energia e vitalidade.
Qualidades medicinais do óleo de coco.
O óleo de coco é composto por um grupo de gorduras saturadas conhecido como triglicéridos de cadeia média, estes são ainda encontrados no leite materno e tem demonstrado ser positivo para a saúde, especialmente em pessoas que sofrem de doenças tais como a epilepsia ou a doença de Alzheimer, já que beneficia as células cerebrais.
Se incluirmos em nossa dieta o óleo de coco pode ajudar a matar as bactérias e fungos, como Staphylococcus Aureus ou o fungo que ocorre em levedura, isso é graças a um dos seus componentes, conhecidos como ácido láurico.
O consumo também é recomendado para pessoas que sofrem de problemas de colesterol pois o seu teor de ácidos graxos é cheio do colesterol bom (HDL) e regula a quantidade do colesterol mal (LDL), assim como a funcionalidade dos triglicérides.
Outra das suas propriedades é que ele reduz o apetite e, portanto, a ingestão de alimentos, e está comprovado que acelera o metabolismo ajudando a perder peso e limpar o corpo de gorduras saturadas ruim, além de que é eficaz na hora de controlar os níveis de açúcar no sangue e regular os níveis de insulina.
Graças ao seu alto teor de vitaminas o óleo de coco tem um efeito antibacteriano e desinfetante por isso geralmente é um bom remédio contra gengivite, já que seus resultados antioxidantes beneficia as gengivas.
Usos cosméticos de óleo de coco.
Além de suas contribuições para a saúde do corpo, é um dos produtos cosméticos por excelência, usado há décadas seus antioxidantes e ácidos graxos rejuvenescem, hidratam e nutrem as partes sensíveis do corpo.
Recomenda-se a sua aplicação como uma loção hidratante profunda, pode ser utilizado em qualquer parte do corpo e suas gorduras penetram na pele para renová-la a partir do interior. O óleo de coco também serve para aplicar nos lábios secos e conseguir um efeito suavizante.
Consegue nutrir o cabelo e dar-lhe o brilho e força, se aplicado durante o banho desde a raiz até as pontas alisa e desembaraça o cabelo. Se deve ser removido com água para não produzir nenhuma exposição excessiva da gordura no couro cabeludo. É também um efetivo tratamento anticaspa por suas propriedades desinfetantes. Além disso, também se pode aplicar algumas gotas no cabelo seco para controlar o frizz do cabelo.
Depois de usar produtos esfoliantes a pele pode ficar sensível e um pouco danificada, é aconselhável após o processo, aplicar o óleo de coco para aliviar o efeito danoso.
Graças ao seu elevado teor de antioxidantes que possui, o óleo de coco é um excelente remédio contra os sinais visíveis de envelhecimento, reduz a quantidade de radicais livres e elimina as rugas.
Muitos dermatologistas sugerem sua aplicação na fase inicial de estrias pois tem um grande efeito redutor sobre aquelas que permanecem avermelhada, e inclusive é recomendável seu uso para prevenir varizes.
Se for colocado nas cutículas hidrata, endurece e acelera o crescimento das unhas. O óleo de coco também funciona como um bronzeador suave que evita que a pele se deteriore com a incidência dos raios solares, e também como uma loção perfeita pós-barba.
É um excelente limpador natural que também nutre e restaura a vitalidade da pele quando aplicado.
Consumo de óleo de coco.
Pode ser um novo item na cozinha, uma vez que é capaz de substituir o óleo vegetal ou a manteiga e preenche a mesma função dos anteriores, adicionando outros nutrientes para a dieta e controlando o apetite e a gordura corporal.
Quando vamos comprar o óleo de coco devemos nos assegurar em adquirir um produto de boa qualidade e de marca confiável, que não esteja misturado com outros componentes químicos, mas que seja de preferência 100% virgem.
É facilmente acessível e bastante barato, se pode obter na maioria das casas de alimentos saudáveis, supermercados e até mesmo alguns distribuidores de produtos cosméticos.
Geralmente é vendido na forma de líquido, que faz com que seja ideal para o uso na cozinha e no corpo, no entanto, quando expostos a temperaturas abaixo de 25 ° C passa ao estado sólido e dessa forma pode ser utilizado como um substituto para a manteiga ou até mesmo como um creme suave.
O óleo de coco pode ser usado normalmente como o óleo vegetal é usado. A vantagem é suportar temperaturas um pouco maiores que outros tipos de óleo, sem oxidar. Possui sabor de coco, mais suave. Pode ser usado em receitas comuns. Misturado com determinados alimentos, como aveia cozida, farinha de trigo, panquecas, dentre outros, raramente oferece gosto de coco.
É ótimo para refogar, fazer grelhados e todo o tipo de alimento que tiver óleo na receita, inclusive a panificação. Use o óleo de coco líquido. Dá até para fazer os ovos mexidos.
A manteiga pode ser substituída por óleo de coco. Há quem substitua na proporção de 1:1. Ou seja, a mesma quantidade de manteiga para o óleo de coco. Mas, há quem recomenda usar 25% menos que a quantidade de manteiga necessária na receita.
Pode-se usar o óleo de coco extra virgem da mesma maneira que o azeite de oliva – regando os alimentos, especialmente saladas e legumes crus.
Os efeitos adversos do óleo de coco.
O óleo de coco não costuma ter efeitos colaterais, pois é 100% de procedência natural. No entanto, deve ter um cuidado especial quando comprar produtos que são misturados com outros componentes, tais como conservantes ou corantes pois pode acarretar alergia a alguns desses produtos químicos.
Também não devemos exagerar o seu consumo, porque apesar de suas gorduras saturadas serem boas para o corpo e fácil de processar pelo pâncreas e fígado, a ingestão excessiva pode levar ao excesso de gordura no organismo.
Finalmente deve tomar cuidado especial quando for aplicado na pele do rosto já que não deve entrar em contato direto com os olhos ou membranas das mucosas nasais.
Considerações finais.
Sem dúvida alguma o óleo de coco está entre os principais tratamentos caseiros de fácil acesso, seu alto conteúdo de vitaminas, de antioxidantes e seus efeitos hidratantes e antissépticos tornam o companheiro perfeito na cozinha e ne rotina de beleza.
Aproveite todos os benefícios maravilhosos que este produto pode oferecer e encontrar nele um aliado infalível que tem sido utilizado ao longo das décadas, encha-se com a vitalidade, força e alimento que o óleo de coco pode oferecer.
Lembre-se de consultar com seu médico antes de usar qualquer produto.
Referências:
http://ecoinventos.com/propiedades-beneficios-aceite-de-coco/#ixzz435BkI9mZ
http://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=3578
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_coco