O cultivo das suas próprias hortaliças é uma tendência da atualidade na busca de uma produção sustentável ausente de produtos químicos. Com o advento da pandemia da Covid 19 as pessoas entenderam o valor da autossustentabilidade. Foi então que a AgwaFarm combinou essa consciência com o medo de um patógeno desconhecido para promover sua solução ecológica: cultive os vegetais frescos em sua própria casa.
A AgwaFarm, tem sua sede em Israel no parque de alta tecnologia Bar-Lev, na Alta Galiléia. A AgwaFarm produziu a AgwaGarden que é uma máquina que possibilita a produção de vegetais em casa tendo a consciência de promover uma solução ecológica e fornecendo à família uma ampla variedade de vegetais, ervas, frutas e bulbos ultrafrescos, livres de produtos químicos e acessíveis. A AgwaGarden oferece um “agrônomo automatizado” que monitora as lavouras por meio de câmeras HD e inteligência artificial.
O agrônomo virtual baseado em nuvem da Agwa coleta dados visuais e sensoriais de cada planta em cada dispositivo, analisa-os agronomicamente e ajusta todos os parâmetros relevantes no dispositivo para obter qualidade e rendimento ideais.
O produto da AgwaFarm, o AgwaGarden, é uma “caixa tudo-em-um” a ser instalada na sua residência que lhe permite plantar, nutrir e colher vegetais hidropônicos sem nenhum esforço.
A unidade vem com 59 cavidades nos quais são inseridas cápsulas com sementes secas que desenvolvem os vegetais continuamente durante todo o ano. São cápsulas para dezenas de vegetais – tomate, alface, pepino, rúcula e morango.
Um AgwaGarden padrão pode produzir saladas suficientes para uma família pequena três a quatro vezes por semana.
A unidade tem aproximadamente o tamanho de uma pequena geladeira expositora de vinhos e possui uma frente de vidro transparente. Além das cavidades para cápsulas de sementes, há uma abertura para adicionar água e outra para adicionar fertilizante a cada seis meses ou mais.
Agricultura doméstica automatizada
O AgwaGarden é complementado com um aplicativo móvel, que permite ao usuário verificar o estado de sua horta, notificando-o se os vegetais precisam ser adicionados nutrientes ou colhidos.
O usuário não precisa monitorar as plantas ou a temperatura, pH, luz e umidade na caixa. O software de inteligência artificial da AgwaFarms faz tudo isso para você, dispensando a quantidade certa de nutrientes na hora certa.
A unidade AgwaGarden é equipada com LEDs, câmeras de alta resolução e sensores conectados via Wi-Fi a um aplicativo no dispositivo móvel do cliente. Se houver um problema (uma das cápsulas não está germinando? Hora de substituir uma cápsula por uma nova?) o aplicativo envia um alerta.
Talvez o mais importante, o aplicativo enviará um aviso para o usuário quando um vegetal estiver pronto para ser colhido. Chega de suposições – o aplicativo dirá: “A cavidade 3 na linha 2 está maduro e pronto para a colheita”.
Sem pesticidas ou plástico
Os vegetais cultivados na AgwaFarm não requerem pesticidas. Não há necessidade de embalagens plásticas e as hortaliças não perdem nutrientes no caminho da fazenda para o mercado. Os resultados são vegetais com mais sabor.
As unidades estão sendo construídas atualmente em Israel, mas, à medida que a empresa expande seu alcance, é esperado que a fabricação se aproxime dos mercados-alvo.
A concorrência mais direta da AgwaFarm é a startup norte-americana Gardyn , que possui um produto semelhante baseado em IA e aplicativo. Uma empresa israelense, Hydi.io , também desenvolveu uma unidade de cultivo doméstico tudo-em-um.
Pronto para começar a cultivar vegetais saborosos em casa? A variedade inicial da AgwaGarden inclui rúcula, manjericão, alface, mini alface romaine, tomates, tomate cereja, cebolinha, coentro, endro, feijão verde, mostarda verde, pimentas, couve, hortelã, orégano, salsinha (italiana e crespa), espinafre, acelga, pimentão e tomilho.
Ver também: HORTA URBANA: COMO CULTIVAR HORTALIÇAS EM CASA E OBTER SEUS BENEFÍCIOS.
Referências:
https://www.israel21c.org/growing-vegetables-at-home-has-never-been-so-easy/