O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido. Atualmente existem muitos tipos diferentes de iogurte no mercado. Muitos trazem várias alegações de saúde e outros resultados positivos no rótulo. Como alguém pode saber a diferença entre cada um e qual é a opção mais saudável?
Primeiro, o que exatamente é iogurte e como é feito? Para produzir iogurte o leite é fermentado por culturas bacterianas. Essas culturas bacterianas que fermentam o leite são chamadas de probióticos. Os probióticos beneficiam o corpo humano de várias maneiras. Uma é ajudando a flora natural do intestino, o que mantém os intestinos regulares e o sistema imunológico saudável. O iogurte é uma boa fonte de proteína, cálcio e potássio, contendo também muitas outras vitaminas e minerais.
Existem algumas diferenças principais entre o iogurte normal e o iogurte grego. O iogurte grego é produzido coando o iogurte para remover o soro líquido, que produz a textura cremosa espessa do iogurte grego. Como resultado da remoção da maior parte do soro de leite líquido, o iogurte grego não contém tanto cálcio quanto o iogurte normal. Embora, em média, o iogurte grego contenha cerca de duas vezes mais proteína do que o iogurte normal.
Uma coisa importante a se observar ao escolher um iogurte é o teor de açúcar. Todos os iogurtes contêm açúcares naturais chamados lactose, que é um açúcar encontrado no leite. Se o iogurte for com sabor de frutas, provavelmente contém açúcares adicionados. Açúcares de ocorrência natural e açúcares adicionados estão incluídos nos “açúcares” do rótulo de Informações Nutricionais.
Geralmente, os açúcares adicionados irão pelo menos dobrar o conteúdo de açúcar do iogurte. Se não puder identificar se há açúcares adicionados pelo rótulo de informações nutricionais, procure na lista de ingredientes por alguma destas palavras: açúcar mascavo, adoçante de milho, xarope de milho, dextrose, frutose, suco de fruta concentrado, glicose, xarope de milho rico em frutose, mel, açúcar invertido, lactose, maltose, melaço, açúcar bruto, sacarose, xarope e açúcar de mesa.
O iogurte pode ser uma excelente fonte de proteína, cálcio e potássio para quem tem intolerância à lactose. Ao produzir iogurte, a bactéria decompõe a lactose em ácido lático, facilitando a digestão para algumas pessoas com intolerância à lactose.
Ao escolher um iogurte, tente escolher aquele com a menor quantidade de açúcares adicionados. Iogurte puro, grego ou regular, são as melhores escolhas para evitar grandes quantidades de açúcares adicionados.
Referências:
https://www.canr.msu.edu/news/how_to_choose_yogurt
Bom dia!
Gostaria de fazer uma capacitação em Desenvolvimento Rural. EaD, online com carga horária acima de 160 horas: podem me ajudarem, onde como como chegar lá?
Bom dia Valderez,
Com referência a sua proposição de fazer uma capacitação, informamos que o site https://desenvolvimentorural.com/ tem o objetivo de apresentar com notícias e informações sobre agricultura, alimentação, agroecologia, biotecnologia, ecologia e pecuária. não realizamos capacitação, mesmo EAD.
No entanto estamos a sua disposição para ajudar-lhe no possível.
Att,
https://desenvolvimentorural.com/