pragas e fungos

PRAGAS E FUNGOS QUE ATACAM AS HORTAS, POMARES E JARDINS

Para quem deseja cultivar a sua própria horta, pomar, flores ou plantas medicinais, pode utilizar a área de serviços, varanda, quintal ou jardim. Normalmente as plantas sofrem ataques de pragas e fungos como insetos e parasitas que, se não forem controlados, poderão inviabilizar o desenvolvimento das plantas e até chegar a matá-las.

Quando começar a aparecer as primeiras pragas e fungos nas plantas dos jardins, hortas, estufas ou pomares, pode-se erradica-las com o uso de produtos químicos comercializados nas lojas de agroquímicos. Porém apesar da eficiência desses produtos, há a necessidade de cuidados especiais na aplicação e dosagem em virtude de sua toxidade ao invés dos inseticidas e fungicidas caseiros que são elaborados com produtos utilizados na diária e de fácil manuseio.

A utilização de inseticidas e fungicidas químicos utilizados na agricultura de larga escala, não é recomendado para uso em hortas e pomares caseiros, pois sua aplicação requer conhecimento técnico especializado, treinamentos e equipamentos adequados. Esses produtos sintéticos, quando mal manuseados, podem prejudicar os ecossistemas e a saúde humana. Os pesticidas químicos matam as pragas em questão, mas também a comunidade biológica natural presente nas plantações.

Para controlar os insetos, parasitas e fungos que atacam as hortas, pomares e jardins domésticos, há algumas receitas de inseticidas e fungicidas caseiros que ajudarão com segurança a manter longe esses insetos e patógenos indesejados. Os inseticidas e fungicidas caseiros são defensivos de pouca toxidade ao homem e animais domésticos de acordo com os princípios de respeito ao meio ambiente, conforme se utiliza na agricultura orgânica.

Há várias formulações de receitas de inseticidas e fungicidas caseiros para combater as pragas e os fungos mais comuns. Deverá ser escolhida aquela direcionada ao inseto, parasita ou fungo que se deseja controlar, associado a disponibilidade dos ingredientes para sua formulação.

A identificação correta de pragas e doenças é essencial para que se tenha um bom manejo e a garantia do desenvolvimento das plantas livre de pragas e doenças. Para ajudar a identificar as doenças e pragas das plantas, na ausência de um técnico especializado, existem aplicativos para celulares, tablets e notebooks, alguns gratuitos.  Ver: APP PARA IDENTIFICAR E COMBATER PRAGAS E DOENÇAS DE PLANTAS.

Principais pragas que acometem as plantas cultivadas nas hortas, pomares e jardins.
Ácaros
Ácaros: São muitos pequenos, cerca de meio milímetro, de com avermelhada. Causa manchas amareladas nas folhas.
Imagem de pulgões
Pulgões: se alimenta da seiva da planta chegando a secá-la. Excretam um líquido açucarado que atrai formigas.
Lagartas
Lagartas: São as larvas das borboletas. São fáceis de identificar e eliminar.
Caracol
Caracol: Comem as folhas das plantas. São fáceis de identificar, deixam uma trilha de baba que brilha.
Persevejo
Percevejo: causam danos na folhagem das plantas. Causam mau cheiro quando manuseados.
Mosca branca
Mosca branca: o ataque é semelhante ao do pulgão, atraindo também formigas pela excreção do melaço. Por possuir asas se espalha mais facilmente.
Tripes
Tripes: São insetos pequenos (0,5 a 13 mm de comprimento) de corpo estreito e aparelho bucal sugador, os adultos possuem dois pares de asas enquanto as formas jovens (ninfas) não possuem asas e têm coloração mais clara.
Traça ou tuta absoluta
Traça ou tuta absoluta. Esta traça na fase larval, ou seja, quando é um verme é bastante prejudicial para as culturas. Especialmente no tomateiro, elas penetram no fruto onde encontram abrigo e alimento. Desta forma, podem destruir toda a colheita de tomates. Se ver tomate furado nas plantas é porque a tuta chegou a sua cultura.
Principais fungos que acometem as plantas cultivadas nas hortas, pomares e jardins.

Os fungos é uma das piores infestações que atacam as plantas. A depender do ambiente favorável, a combinação de altas temperaturas e humidade, algum tipo de fungo chega a matar a planta. Nessa época fazem proliferar fungos como:

O míldio, que forma manchas descoloradas translúcidas, por vezes recobertas por camadas pulverulentas, nas folhas e outros órgãos das plantas afetadas, que depois necrosam e ficam secas e quebradiças.

Folha doente mostrando a diferença entre o míldio (downy mildew) e o oídio (powdery mildew).
Folha doente mostrando a diferença entre o míldio (downy mildew) e o oídio (powdery mildew). O míldio pode ser espalhado pela água de irrigação e chuvas. Causam manchas irregulares e folhas secas. Forma manchas descoloradas translúcidas, por vezes recobertas por camadas pulverulentas, nas folhas e outros órgãos das plantas afetadas, que depois necrosam e ficam secas e quebradiças..
Folha afetado por oídio.
Folha afetado por oídio. Fungo branco-acinzentado. Se alimenta das plantas e gera seus esporos de reprodução nas folhas. O oídio, que tem como principal sintoma manchas brancas pulverulentas nas folhas, que vão alastrando até as cobrirem completamente. A planta fica esbranquiçada como se tivesse caído algodão em cima dela. O pimentão e o tomate são bastante infestados pelo oídio.

O oídio, que tem como principal sintoma manchas brancas pulverulentas nas folhas, que vão alastrando até as cobrirem completamente.

A ferrugem o seu nome deve-se ao fato de algumas espécies desse fungo terem um estágio de esporo de cor avermelhada, o qual se assemelha ao processo de corrosão conhecido como ferrugem.

Ferrugem
Ferrugem: pequenos pontos laranja que aparecem nas folhas. O seu nome deve-se ao fato de algumas espécies desse fungo terem um estágio de esporo de cor avermelhada, o qual se assemelha ao processo de corrosão conhecido como ferrugem.
Planta afetada por botrytis (mofo cinzento).
Planta afetada por botrytis (mofo cinzento). O sintoma típico da doença é o aparecimento do mofo cinzento em várias partes da planta, como folhas, brotos, cálices jovens, flores e frutos.

O botrytis causa o mofo cinzento. O sintoma típico da doença é o aparecimento do mofo cinzento em várias partes da planta, como folhas, brotos, cálices jovens, flores e frutos.

 

Considerações finais.

Para quem deseja cultivar uma horta em casa pode-se obter além dos próprios vegetais muitos outros benefícios: ajuda a descontrair; cria espaços verdes; fornece as hortaliças, flores ou plantas medicinais que costumamos comprar no mercado, além de se ter uma dieta com mais vegetais e proporcionar uma ajuda à economia familiar. Qualquer espaço é válido: no quintal, varanda ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, plantas ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis.

O livro Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”,  fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens  e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros;  e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.

10 comentários em “PRAGAS E FUNGOS QUE ATACAM AS HORTAS, POMARES E JARDINS”

    1. Pode ser considerado orgânico pois o combate as pragas é feito com métodos alternativos ou biológicos sem o uso de pesticidas químicos. No entanto para ser considerado cultivo orgânico também tem que observar que a adubação seja feita com o uso de matéria orgânica sem o uso de adubos químicos. Quando a venda for realizada em supermercados ou é necessário o selo de certificação orgânica emitido pelo ministério da agricultura.

  1. Boa noite!
    O antifungicida a base de leite pode ser guardado na geladeira para mais dias?
    Ou pelo menos de um dia para o outro?
    Obrigado

  2. Boa tarde, amigos.
    Tenho um pé de comigo ninguém pode com mais ou menos um metro e meio de altura que está secando as folhas. elas começam secando pelas pontas e vão ficando totalmente secas e com umas pintas escuras.
    Embora eu não entenda muito mas creio que é um tipo de fungo.
    Como posso tratar?

    1. Há muitas maneiras de combater fungos. Uma solução ecológica, de baixo custo, que pode combater e evitar os fungos é composta de leite desnatado e bicarbonato de sódio.
      No leite há alguns aminoácidos e uns sais minerais ricos em fosfato e potássio. O mais importante é o ácido lático, que é um poderoso fungicida. A presença de sais minerais e proteínas também funciona como, um adubo foliar.
      Ingredientes para fazer um litro do fungicida:
      800 ml de água;
      200 ml de leite preferencialmente desnatado;
      20 g de bicarbonato de sódio.
      Misturar bem os ingredientes, podendo ser numa garrafa PET. Aplicar com um pulverizador dois dias seguidos ao entardecer, nas superfícies superiores e inferiores das folhas das plantas afetadas. Repetir a aplicação de forma preventiva a cada 15 dias ou semanalmente se for observado a presença de fungos. Recomenda-se procurar e eliminar as folhas afetadas.
      Ver: https://www.amazon.com.br/Minha-Horta-cultivar-hortali%C3%A7as-benef%C3%ADcios/dp/1723816701/ref=as_sl_pc_as_ss_li_til?tag=as1405-20&linkCode=w00&linkId=38ffe93ff99c4c013c0aec380b54391a&creativeASIN=1723816701

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.